resultados de sensibilidade , quando a camada exterior de esmalte duro sobre a parte superior do dente fica comprometida , expondo a camada de dentina vulnerável debaixo . Da mesma forma, recessão gengival pode levar à destruição da camada de cemento de proteção na parte inferior do dente (a raiz ) , mais uma vez expondo a dentina subjacente.
Rachaduras físicas nos dentes , falha ou rachado recheios , falhou " coroas e pontes "trabalho , e periodontal ( gengiva) podem levar à exposição da dentina . Com o tempo, má técnica de escovação , bruxismo (ranger dos dentes ) , cerrando os dentes , doença de refluxo ácido , eo consumo excessivo de alimentos ácidos também pode expor a dentina .
Mecanismo
o nervo central ou dor de dente é a de celulose , localizada no centro do dente . Uma vez que a camada de dentina meio é exposto , os milhares de microtúbulos que ocorrem naturalmente dos quais a dentina é composto proporcionar uma via directa desde o interior da boca para o nervo .
Estes microtúbulos são naturalmente cheio com um líquido , plasma - como a substância que conduz sensações a partir do exterior do dente direto para o nervo. A mudança na pressão hidrostática nos microtúbulos , devido ao calor extremo , frio, acidez ou até mesmo alimentos pegajosos provoca dor quando esta pressão é detectada pelo nervo .
Identificação
é da responsabilidade do cirurgião-dentista para diagnosticar condições anormais na cavidade oral ( boca) . No entanto, se você sofre de dentes sensíveis , você pode ser capaz de ver a evidência visual da causa .
Por exemplo, um dente parcialmente ou completamente quebrado geralmente é bastante perceptível. A gengivite é também muitas vezes óbvia , especialmente em fases posteriores.
No entanto, uma dental raio -X ou outra forma de instrumento de investigação podem ser necessários para diagnosticar as condições difíceis de detectar , como uma fratura do dente.
Prevenção
a sensibilidade dentária pode ser minimizada ou evitada. Evite força excessiva durante a escovação para diminuir a chance de desgaste do esmalte. Usar fio dental diariamente com a técnica adequada para manter as gengivas fortes e saudáveis para que a dentina das raízes permanece não expostos.
Regulares check-ups dentários são essenciais para a detecção precoce. Seu dentista pode identificar fatores de risco , tais como a linha da gengiva recuando antes que o problema se torna grave . O dentista também pode prescrever uma profunda limpeza da gengiva e pode verificar recheios de defeitos.
Evite mastigar objetos não- alimentares, tais como tubo de hastes ou gelo. Este hábito pode levar a rachaduras ou desgaste nos dentes que produzem sensibilidade.
Tratamento
Tem alguma cavidades (cárie ) identificadas pelo seu dentista preenchido em tempo hábil . Cárie não verificadas expor a dentina , e às vezes até a polpa , levando a sensibilidade dentária.
Seu dentista também pode recomendar tratamentos com flúor para fortalecer o dente ou a aplicação de agentes dessensibilizantes para diminuir o desconforto. Para os dentes severamente comprometidas , o dentista pode prescrever um tratamento de canal endodôntico . Durante este procedimento, o nervo é removida do dente .
Uso regular de pasta de dentes concebida para dentes sensíveis, pode aliviar o problema , muitas vezes , se não muito grave . Para superfícies de raízes expostas , um enxerto de gengiva cirúrgico pode ser indicado para re- cobrir e proteger a dentina das raízes.