Certos tipos de dor de dente pode fazer muito um indivíduo mais sensível a alimentos e bebidas quentes e frias , observa o Consumer Guide to Odontologia em seu site. Muitas vezes , isso acontece quando uma pessoa tem uma recessão gengival , perda de esmalte ou cavidade que deixa os nervos do dente exposta.
Inchaço
A dor de dente causada por uma infecção ou abscesso pode resultar em aumento de volume da cara, se deixados sem tratamento . O inchaço é muitas vezes acompanhada por uma dor latejante da variedade . Tanto o inchaço ea dor pode se expandir a partir de uma área localizada acima das mandíbulas. A dor facial ocorre porque o rosto e os dentes compartilhar a mesma oferta de nervos, observa Teeth site do Simply.
Severa dor
A dor de dente devido a cavidade ou infecção que começa bem leve ou é intermitente pode progredir muito rapidamente em dor intensa e constante . Dor intermitente de estímulos , como comer alimentos quentes ou frios ou de escovação indica que a integridade do dente pode ser salvo , segundo o The Merck Manual on-line Medical Library . No entanto, se não forem tomadas medidas para salvar o dente, um abscesso pode ocorrer .
Iminente emergência
Às vezes, dores de dente são causados por problemas existentes que passaram despercebidos e lentamente progrediu, observa um artigo MedicineNet . Por exemplo, dor ao redor dos dentes e maxilares pode indicar doença cardíaca piora , e infecções de ouvido e sinusite. O dente pode também ser um sintoma de avanço da doença da gengiva . Nestes casos , a dor de dentes é um sinal de agir rapidamente antes que a condição médica torna-se uma situação de emergência médica .
Sinusite pode resultar de uma infecção dentária tratada, de acordo com o Manual Merck online Medical Library . No entanto, isso é raro. Outra complicação rara, mas possível é a trombose do seio cavernoso ou angina de Ludwig , que são condições de risco de vida .