casa | | Informação em Saúde > | Saúde Bucal | Teeth Whitening
Como você oclui os dentes inferiores e superiores?
A oclusão dos dentes inferiores e superiores refere-se à maneira como os dentes se encaixam. A oclusão adequada, também conhecida como boa mordida, ocorre quando os dentes superiores e inferiores se encontram de uma forma que permite mastigação, fala e função oral eficientes em geral. Aqui está uma explicação geral de como os dentes inferiores e superiores ocluem:
1. Incisivos Centrais Superiores e Incisivos Centrais Mandibulares: - Quando os dentes estão em oclusão, os dentes anteriores superiores (incisivos centrais superiores) devem sobrepor-se ligeiramente aos dentes anteriores inferiores (incisivos centrais inferiores).
2. Sobremordida e sobressaliência: - Sobremordida refere-se à sobreposição vertical dos dentes anteriores superiores sobre os dentes anteriores inferiores. Uma sobremordida normal geralmente tem cerca de 2 a 4 milímetros.
- Overjet refere-se à sobreposição horizontal dos dentes frontais superiores na frente dos dentes frontais inferiores. Um ligeiro overjet é normalmente visto em uma mordida normal.
3. Orientação Canina: - Seus caninos superiores (cúspides) devem se encaixar bem na frente e se sobreporem ligeiramente aos caninos inferiores. Essa relação ajuda a guiar a mandíbula durante os movimentos laterais (de um lado para o outro).
4. Primeiros molares: - Seus primeiros molares superiores têm duas cúspides proeminentes (saliências) chamadas cúspides mesiovestibular e distovestibular. Essas cúspides se encaixam nas ranhuras entre as cúspides dos molares inferiores, garantindo uma mastigação adequada.
5. Segundos molares :
- A oclusão dos segundos molares é semelhante à dos primeiros molares, com os molares superiores encaixando-se nos molares inferiores.
6. Relação Cúspide-Fossa: - Ao morder, os molares superiores se encaixam nas ranhuras dos molares inferiores e vice-versa. Essa intrincada relação cúspide-fossa garante a moagem eficiente dos alimentos durante a mastigação.
Lembre-se de que a mordida de cada pessoa é única e podem ocorrer variações dessas descrições gerais. Se você tiver dúvidas sobre sua oclusão ou mordida, é aconselhável consultar um dentista ou ortodontista para uma avaliação personalizada e plano de tratamento. Eles podem avaliar sua situação específica e determinar se são necessários ajustes ou intervenções para alcançar uma oclusão saudável e funcional.