casa | | Informação em Saúde > | Saúde Bucal | Teeth Whitening
Como no mundo você pode curar a dormência depois de arrancar os dentes do siso?
Lesões nervosas pós-operatórias Após qualquer procedimento cirúrgico, sempre existe o risco de complicações; lesões nervosas são uma dessas complicações. Quando um nervo é lesionado, é normal que a área que o nervo irriga fique dormente. Dependendo da gravidade da lesão, a sensação pode retornar em dois a doze meses. Se o nervo for completamente seccionado, a dormência resultante provavelmente será permanente.
Lesão do Nervo Alveolar O nervo alveolar inferior é um ramo do nervo mandibular que fornece sensação ao lábio inferior e ao queixo. Como o nervo alveolar inferior corre próximo às raízes dos terceiros molares (dentes do siso), há um pequeno risco de o nervo ser lesado durante a extração do terceiro molar.
Lesão do nervo alveolar após extração do terceiro molar (alvéolo seco)
Lesão do nervo lingual O nervo lingual é outro ramo do nervo mandibular que fornece sensação à língua. Assim como o nervo alveolar inferior, o nervo lingual está próximo das raízes dos terceiros molares, portanto há risco de lesão do nervo lingual durante a extração do dente do siso inferior.
Entorpecimento após a remoção dos dentes do siso Como os dentes do siso estão tão próximos de estruturas vitais como os nervos, a dormência do lábio inferior ou da língua é uma complicação potencial da extração do dente do siso. A incidência de parestesia pós-cirúrgica (dormência) nos Estados Unidos é de cerca de 2,6%. Se ocorrer lesão nervosa, a dormência normalmente desaparece em algumas semanas ou meses.
Entorpecimento temporário versus permanente Após a extração dos dentes do siso, a dormência que desaparece dentro de seis a doze meses é considerada temporária. No entanto, a dormência que persiste por mais de um ano é considerada permanente e é devida à transecção completa do nervo.
A decisão de prosseguir com a extração do dente do siso precisa ser tomada caso a caso, levando em consideração quaisquer riscos potenciais, como danos nos nervos, contra a probabilidade de problemas mais sérios ocorrerem posteriormente, caso os dentes do siso não sejam removidos. ser removido.
Fatores de risco para lesão nervosa permanente Lesões permanentes dos nervos alveolares e linguais são raras, mas existem fatores de risco relacionados ao paciente que podem aumentar a probabilidade de danos aos nervos, como:
- Ser menor de 18 anos
- Dentes do siso impactados
- Difícil remoção dos dentes do siso
- Variações anatômicas nos nervos
Tratamento para lesões nervosas permanentes Como a maioria das lesões nervosas pós-operatórias se resolve com o tempo, o tratamento geralmente é conservador, envolvendo analgésicos e espera. Se a dormência for permanente e afetar a qualidade de vida, procedimentos mais invasivos podem ser considerados, como cirurgia corretiva e enxertos de nervos.
Prevenção de dormência após extração de dentes do siso Escolher um cirurgião oral experiente que realiza rotineiramente extrações de dentes do siso é a melhor maneira de minimizar o risco de lesão permanente do nervo. Seu cirurgião oral realizará uma avaliação completa para avaliar a posição dos dentes do siso em relação aos nervos e discutir quaisquer riscos com você.