casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde Bucal | limpeza dos dentes

Que condição a extração dentária resolve?

A extração dentária é um procedimento odontológico que envolve a remoção de um dente de seu alvéolo no osso maxilar. Geralmente é realizado quando um dente está gravemente danificado ou infectado e não pode ser restaurado por meio de outros tratamentos, como obturações, canais radiculares ou coroas.

Algumas das condições que podem exigir a extração dentária incluem:

1. Cárie dentária grave: Quando um dente apresenta cáries extensas que não podem ser tratadas com obturações ou outros procedimentos restauradores, a extração pode ser necessária para evitar que a infecção se espalhe para os dentes adjacentes e para o maxilar.

2. Doença gengival avançada: A periodontite, o estágio grave da doença gengival, pode danificar o osso que sustenta os dentes, fazendo com que eles se soltem e eventualmente caiam. Nesses casos, a extração pode ser recomendada para evitar maiores perdas ósseas e danos aos dentes adjacentes.

3. Dentes fraturados ou quebrados: Se um dente tiver sido gravemente fraturado ou quebrado, pode não ser possível repará-lo ou restaurá-lo. A extração pode ser a melhor opção para aliviar a dor e prevenir infecções.

4. Dentes impactados: Dentes impactados são aqueles que não conseguem erupcionar adequadamente através do tecido gengival. Eles podem causar dor, danos aos dentes adjacentes e problemas ortodônticos. A extração pode ser necessária para resolver esses problemas e permitir o alinhamento adequado dos dentes.

5. Tratamento ortodôntico: Em alguns casos, a extração dentária pode ser necessária como parte do tratamento ortodôntico para corrigir a superlotação ou o desalinhamento da mandíbula. A extração de certos dentes pode criar espaço para que os dentes restantes sejam movidos para suas posições adequadas.

6. Infecção ou abscesso: Um dente gravemente infectado pode causar um abscesso, que é uma coleção de pus e bactérias. Se a infecção não puder ser controlada com antibióticos ou tratamento de canal, a extração do dente pode ser necessária para eliminar a infecção e prevenir a sua propagação para outras áreas.

7. Problemas nos dentes do siso: Os dentes do siso, também conhecidos como terceiros molares, às vezes podem causar vários problemas, como impactação, dor, superlotação e danos aos dentes adjacentes. Nessas situações, a extração dos dentes do siso pode ser recomendada para aliviar esses problemas.

É importante observar que a extração dentária é normalmente considerada como último recurso quando outras opções de tratamento falharam ou não são adequadas. Um dentista ou cirurgião oral avaliará minuciosamente a condição do dente afetado e recomendará o tratamento mais adequado, levando em consideração fatores como a extensão do dano, a saúde bucal geral e as preferências individuais.