casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde Bucal | canais radiculares

Por que corrimento marrom após a menstruação?

Existem alguns motivos potenciais pelos quais você pode sentir corrimento marrom após a menstruação. Alguns dos mais comuns incluem:

* Ovulação. Corrimento marrom na época da ovulação (no meio do período) é comum e normalmente não é motivo de preocupação. Essa secreção geralmente é causada por uma queda nos níveis de estrogênio, o que pode causar a eliminação de algumas células do revestimento do útero.
* Sangramento de implantação. Se você estiver grávida, pode ocorrer sangramento de implantação quando o óvulo fertilizado se implanta no revestimento uterino. Esse sangramento geralmente é mais leve que a menstruação e pode ser acompanhado de corrimento marrom.
* Sangue velho. Às vezes, o corrimento marrom após a menstruação é simplesmente sangue velho que está sendo lentamente eliminado do útero. Isso é particularmente comum após uma menstruação intensa ou um aborto espontâneo.
* Condição médica subjacente. Em alguns casos, o corrimento marrom após a menstruação pode ser um sinal de uma condição médica subjacente, como endometriose, doença inflamatória pélvica (DIP) ou câncer. Se você tiver corrimento marrom após um período menstrual e estiver preocupado com isso, é uma boa ideia consultar seu médico.

Aqui estão alguns fatores adicionais que podem contribuir para o corrimento marrom após um período:

* Desequilíbrios hormonais. O corrimento marrom pode ser causado por desequilíbrios nos níveis de certos hormônios, como estrogênio e progesterona. Esses desequilíbrios podem ocorrer devido a vários fatores, como estresse, problemas de tireoide e certos medicamentos.
* Contracepção. O uso de certos tipos de contraceptivos, como a pílula anticoncepcional ou o dispositivo intrauterino (DIU), pode causar alterações nos padrões de sangramento menstrual, incluindo corrimento marrom.
* Complicações na gravidez. Às vezes, o corrimento marrom pode ser um sinal de complicação na gravidez, como aborto espontâneo ou gravidez ectópica. Se você estiver grávida e apresentar corrimento marrom, é importante consultar seu médico imediatamente.
* Câncer. Em casos raros, o corrimento marrom após a menstruação pode ser um sinal de câncer, como câncer endometrial ou câncer cervical. Se você tiver alguma dúvida sobre o corrimento marrom que está apresentando, é sempre uma boa ideia consultar o seu médico.