casa | | Informação em Saúde > | Saúde Bucal | canais radiculares
O que há de diferente nas trocas capilares observadas em pacientes com fenestrações e fendas intercelulares sem essas modificações?
Trocas capilares observadas em um capilar com fenestrações e fendas intercelulares *
Fenestrações: São pequenos poros na parede capilar que permitem a passagem de pequenas moléculas, como água, íons e pequenas proteínas. As fenestrações são encontradas nos capilares do glomérulo renal, na mucosa intestinal e no plexo coróide do cérebro.
*
Fissuras intercelulares: Estas são pequenas lacunas entre as células endoteliais que revestem a parede capilar. As fendas intercelulares são encontradas nos capilares do fígado, baço e medula óssea.
Trocas capilares observadas em capilares sem fenestrações e fendas intercelulares *
Junções apertadas: Estas são junções especializadas entre células endoteliais que impedem a passagem de moléculas entre as células. As junções apertadas são encontradas nos capilares do cérebro, do coração e do músculo esquelético.
Os diferentes tipos de modificações capilares permitem a passagem de diferentes tipos de moléculas para dentro e para fora dos capilares. Fenestrações e fendas intercelulares permitem a passagem de pequenas moléculas, enquanto junções estreitas impedem a passagem da maioria das moléculas. Isso permite que os capilares regulem a troca de moléculas entre o sangue e os tecidos circundantes.