casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde Bucal | canais radiculares

O tratamento radicular pode afetar o dente ao lado?

Sim, o tratamento de canal radicular tem o potencial de afetar o dente próximo, embora geralmente seja bastante raro. Isso pode ocorrer de duas maneiras:

1. Perfurações :Durante o tratamento do canal radicular, o dentista pode acidentalmente fazer uma perfuração ou furo no canal radicular, que pode se estender até o dente vizinho. Isso pode causar inflamação e infecção no dente vizinho, exigindo tratamento adicional.

2. Transmissão Nervosa Alterada :Os nervos que irrigam os dentes estão próximos uns dos outros. Durante o tratamento de canal, os nervos do dente tratado podem ser afetados, o que às vezes pode ter impacto no suprimento nervoso do dente vizinho. Isso pode causar sensibilidade ou desconforto no dente vizinho.

3. Extensão da Coroa :Em alguns casos, uma coroa ou restauração dentária é colocada no dente tratado após o tratamento de canal. Se esta restauração se estender muito sobre o dente vizinho, poderá exercer pressão sobre o dente vizinho, causando desconforto.

4. Material de obturação de canal radicular infectado :Se o material obturador do canal radicular não estiver devidamente selado ou infeccionar, ele poderá espalhar a infecção para o dente vizinho através do sistema de canais radiculares.

5. Inflamação :A inflamação causada pelo tratamento de canal radicular às vezes pode se estender aos ossos e tecidos circundantes, afetando também o dente vizinho.

Porém, é importante ressaltar que essas complicações são relativamente raras e podem ser evitadas com tratamento cuidadoso e técnicas adequadas por parte do dentista. Se você tiver dúvidas sobre como o tratamento de canal pode afetar o dente vizinho, é importante discuti-las com seu dentista antes de se submeter ao procedimento.