casa | | Informação em Saúde > | Saúde Bucal | canais radiculares
Você precisa arrancar os dentes do siso?
Se uma pessoa precisa ou não extrair os dentes do siso é uma decisão que deve ser tomada em consulta com um dentista ou cirurgião-dentista. Os dentes do siso são os últimos molares a se desenvolver e geralmente erupcionam entre as idades de 17 e 25 anos. Em alguns casos, os dentes do siso podem surgir sem causar problemas, mas em outros casos, podem ficar impactados ou causar superlotação.
Se os dentes do siso ficarem impactados, eles podem exercer pressão sobre os dentes adjacentes e causar dor, inchaço e infecção. Os dentes do siso impactados também podem danificar as raízes dos dentes vizinhos e causar cáries. Em alguns casos, os dentes do siso impactados podem precisar ser removidos cirurgicamente para evitar mais problemas.
A superlotação é outro motivo comum para a extração dos dentes do siso. Quando os dentes do siso aparecem, eles podem empurrar os outros dentes para frente e fazer com que fiquem apinhados. A aglomeração pode dificultar a escovação e o uso do fio dental adequadamente, o que pode causar cáries e doenças gengivais. Em alguns casos, a extração dos dentes do siso pode ser necessária para corrigir a superlotação e melhorar a higiene bucal.
A decisão de extrair ou não os dentes do siso é complexa e deve ser tomada em consulta com um dentista qualificado.