casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde Bucal | canais radiculares

O que é canal elementar?

O canal alimentar, também conhecido como sistema digestivo ou trato gastrointestinal, é um órgão tubular contínuo que percorre o corpo de um animal, da boca ao ânus. Sua principal função é digerir e absorver os nutrientes dos alimentos e eliminar resíduos.

O canal alimentar consiste em vários componentes principais:

1. Cavidade Oral :Esta é a primeira parte do canal alimentar e inclui a boca, a língua, os dentes e as glândulas salivares. O alimento é mastigado e misturado à saliva na cavidade oral, dando início ao processo de digestão.

2. Esôfago :O esôfago é um tubo muscular que conecta a cavidade oral ao estômago. Ele transporta o alimento engolido da boca ao estômago por meio de contrações peristálticas.

3. Estômago :O estômago é um órgão em forma de J localizado no quadrante superior esquerdo do abdômen. Recebe o alimento do esôfago e o armazena temporariamente. O estômago secreta ácido clorídrico e enzimas para quebrar as proteínas dos alimentos.

4. Intestino Delgado :O intestino delgado é a parte mais longa do canal alimentar e consiste em três seções principais:o duodeno, o jejuno e o íleo. O duodeno recebe o quimo (alimento parcialmente digerido) do estômago e o mistura com enzimas do pâncreas e bile do fígado. O jejuno e o íleo absorvem a maior parte dos nutrientes do quimo.

5. Intestino Grosso :O intestino grosso também é conhecido como cólon e consiste em ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmóide e reto. A principal função do intestino grosso é absorver água e eletrólitos do quimo e armazenar resíduos fecais antes de serem eliminados. As bactérias do intestino grosso também decompõem os carboidratos não digeridos e produzem certas vitaminas.

6. Ânus :O ânus é a parte final do canal alimentar e serve como coletor de resíduos sólidos (fezes) do corpo.

O canal alimentar funciona em coordenação com vários órgãos acessórios, como fígado, pâncreas e vesícula biliar, para facilitar a digestão e absorção de nutrientes.