casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde Bucal | Ortodontia

Quando você deve consultar um ortopedista?

1. Dor intensa nas articulações ou nos ossos

Dor persistente nas articulações ou nos ossos que interfere nas suas atividades diárias ou dura mais do que algumas semanas deve ser avaliada por um especialista ortopédico. Exemplos comuns incluem:

- Dor no joelho
- Dor no quadril
- Dor no ombro
- Dor nas costas
- Dor no pulso ou na mão
- Dor no pé ou tornozelo

2. Dificuldade para se mover ou andar

Se você tiver dificuldade para se movimentar ou andar, um ortopedista poderá identificar a causa subjacente e recomendar o tratamento adequado. Isso pode ser devido a condições como:

- Artrite
- Fraturas
- Distensões ou rupturas musculares
- Lesões ligamentares
- Tendinopatia

3. Inchaço ou deformidade nas articulações

Inchaço ou deformidade numa articulação pode indicar um problema que requer cuidados ortopédicos. Algumas causas comuns incluem:

- Bursite
- Cistos ganglionares
- Entorses
- Luxações
- Tumores ósseos

4. Dor que irradia ou formiga

Dor acompanhada de radiação ou sensações de formigamento pode indicar um problema nervoso que precisa ser avaliado por um ortopedista. Isso pode ser causado por:

- Hérnia de disco
- Estenose espinhal
- Nervos comprimidos
- Lesões nervosas

5. Amplitude de movimento limitada

A restrição de movimento ou perda de flexibilidade em uma articulação pode exigir uma avaliação ortopédica para identificar a causa subjacente e desenvolver um plano de tratamento apropriado. Isso pode ser devido a:

- Contraturas
- Ombro congelado
- Artrite
- Desequilíbrios musculares
- Acúmulo de tecido cicatricial

6. Lesões esportivas

Se você sofreu uma lesão durante esportes ou atividades físicas, um ortopedista pode fornecer diagnóstico, tratamento e planos de reabilitação oportunos. Lesões relacionadas ao esporte podem envolver várias estruturas musculoesqueléticas, como:

- Ligamentos
- Músculos
- Tendões
- Ossos
- Articulações

7. Fraturas Ósseas

Fraturas ou ossos quebrados requerem atenção médica especializada. Um ortopedista pode diagnosticar o tipo de fratura, avaliar sua gravidade e determinar a abordagem de tratamento adequada, que pode envolver:

- Fundição ou tala
- Redução fechada (realinhamento manual)
- Intervenção cirúrgica

8. Tratamento da Osteoartrite

Os ortopedistas são especializados no tratamento da osteoartrite, uma doença articular degenerativa. Eles podem oferecer várias opções de tratamento, como:

- Fisioterapia
- Medicamentos
- Injeções
- Intervenção cirúrgica

9. Avaliação pré-cirúrgica

Antes de certos procedimentos cirúrgicos, como substituição de articulação, um ortopedista fornece uma avaliação pré-cirúrgica para garantir que você é um candidato adequado e gerenciar quaisquer condições pré-existentes.

10. Segunda opinião ou casos complexos

Nos casos em que você busca uma segunda opinião ou tem uma condição ortopédica complexa, consultar um ortopedista pode fornecer uma avaliação abrangente e um plano de tratamento personalizado.

Lembre-se, se você tiver preocupações ou problemas musculoesqueléticos persistentes que estejam afetando sua qualidade de vida, não hesite em agendar uma consulta com um ortopedista para receber diagnóstico e tratamento adequados. A intervenção precoce e os cuidados apropriados muitas vezes podem ajudar a prevenir complicações e melhorar os resultados.