casa | | Informação em Saúde > | Saúde Bucal | gengivite
É normal que as gengivas do local da extração sejam pretas?
Não, não é normal que as gengivas do local de extração sejam pretas. As gengivas pretas podem indicar vários problemas potenciais, incluindo:
1.
Soquete Seco: Após a extração de um dente, um coágulo sanguíneo se forma no alvéolo vazio para proteger o osso subjacente e promover a cura. Se esse coágulo sanguíneo for desalojado ou dissolvido muito cedo, pode expor o osso a bactérias e detritos, levando a uma condição conhecida como “alveoloseca”. As cavidades secas podem causar dor intensa, inflamação e gengivas pretas.
2.
Infecção: Podem ocorrer infecções bacterianas no local da extração se a higiene bucal adequada não for mantida ou se a área cirúrgica estiver comprometida. As gengivas infectadas podem parecer pretas ou descoloridas, juntamente com outros sintomas como inchaço, dor e febre.
3.
Efeitos colaterais de medicamentos: Alguns medicamentos, especialmente aqueles que contêm bismuto (por exemplo, Pepto-Bismol), podem causar descoloração preta temporária nas gengivas, língua e fezes. Este efeito geralmente é inofensivo e normalmente desaparece quando o medicamento é descontinuado.
4.
Pigmentação: Em casos raros, indivíduos com pele naturalmente escura ou com certas condições de saúde podem apresentar hiperpigmentação das gengivas, resultando em uma aparência mais escura, inclusive preta. Esse tipo de pigmentação geralmente não é motivo de preocupação, a menos que esteja associado a outros sintomas.
Se notar que a gengiva do local da extração ficou preta, é fundamental consultar um dentista ou cirurgião-dentista o mais rápido possível. Isto permitirá um diagnóstico imediato e um tratamento adequado, que pode envolver o tratamento da dor, antibióticos ou outras intervenções, dependendo da causa subjacente.