As espiroquetas são bactérias gram-negativas que são longos, finos e em forma de espiral. Estas bactérias podem ser tanto de vida livre ou parasitas , e alguns deles são patogénicas ( significando doença causa ) em seres humanos . Existe uma espécie de espiroquetas que faz parte do ambiente natural da boca humana denominada Treponema denticola . Embora T. denticola normalmente não é prejudicial, este organismo é o tema de pesquisa recente, uma vez que pode desempenhar um papel na progressão da doença periodontal.
Conhecido patogênicos espiroquetas
Existem várias espécies de bactérias espiroquetas que são conhecidos por causar doenças em seres humanos. Borrelia borgdorferi é a bactéria que causa a doença de Lyme. Treponema pallidum causador da sífilis venérea . Os recentes avanços no estudo desses patógenos revelam que T. denticola é geneticamente semelhante aos seus parentes patogênicos.
O que é Doença Periodontal ?
A doença periodontal é uma infecção dos tecidos que rodeiam os dentes . A gengivite é o primeiro estágio e é marcado por inchaço das gengivas . A gengivite é causada por uma acumulação de placa, que é uma película macia , pegajosa de bactérias . Se a placa não for removida ela endurece em tártaro , que só podem ser removidas por uma limpeza profissional . Uma vez que a gengivite só afecta as gengivas , os efeitos podem ser revertidos impedindo que se agrave a periodontite , que é a doença periodontal grave .
Periodontite ocorre quando a infecção bacteriana migra abaixo da linha da gengiva para o tecido conjuntivo , onde os dentes anexar ao osso . Estes focos de infecção pode quebrar o tecido conjuntivo , danificar o osso e resultar em dentes tornando-se solto.
Detecção
Ao estudar pacientes com doença periodontal avançada , os pesquisadores têm descobriram que o nível de T.denticola nos bolsos tecidos profundos é elevada . Esta é uma evidência de que T. denticola tem uma função na progressão da doença.
Função
O aumento da presença de T. denticola inicia vários fatores celulares mudando. T. denticola, suprime o crescimento de fibroblastos , que são células que são importantes na construção e reparação de tecidos . T. denticola também aumentar a destruição do colagénio . O colagénio proporciona o suporte para os tecidos e células dá a sua estrutura . Quando o colagénio é degradada ou destruída , tecidos degradar . T. denticola também suprime a resposta de linfócitos , que são células brancas do sangue que combatem a infecção. É claro desde as primeiras pesquisas que os espiroquetas T. denticola tem a capacidade de aumentar a progressão da doença periodontal.