As bactérias , a principal causa da doença da gengiva , deteriorar o tecido ósseo e gengival de apoio. Se essas áreas não são devidamente limpos , as bactérias restantes , juntamente com restos de alimentos e líquidos , vai apresentar no dente e abaixo da gengiva. Esta acumulação , chamada placa , é uma camada invisível pegajoso de germes que se forma sobre os dentes e as gengivas . Contendo bactérias que produzem toxinas que irritam e danificar as gengivas , a placa calcifica e se desenvolve em um depósito duro chamado de tártaro , que só pode ser removido por um profissional da área odontológica . Leva apenas 24 horas para bactérias inofensivas para tornar-se infecciosa e causar inflamação periodontal.
Higiene
higiene oral deficiente ou inadequada limpeza dos dentes também provoca a doença periodontal. Visitas ao dentista devem ser agendadas a cada seis meses para verificar se há acúmulo de placa bacteriana , focos de infecção bacteriana e danos. A raspagem completa e limpeza dos dentes irá remover qualquer acúmulo de problemático e fornecer uma boa base para quaisquer distúrbios potenciais de doença ou de dente .
Boca seca
Dry boca , definida como a diminuição do fluxo de saliva , podem contribuir para a doença das gengivas. Saliva , rica em oxigênio , é uma defesa natural contra a doença de goma , que não pode prosperar em ambientes bem oxigenados. Esta condição pode ser causada por medicamentos , cremes dentais abrasivos, laxantes e um sistema imunológico enfraquecido . Se necessário, uma receita de saliva artificial podem ser obtidas.
Fatores de Risco
Enquanto bactéria é a principal causa de doença periodontal , outros fatores que contribuem para esta condição , incluindo gravidez, diabetes , medicamentos, tabagismo , uso de drogas , deficiências nutricionais e genética . Tanto quanto 30 por cento da população pode ser geneticamente suscetíveis a desenvolver a doença periodontal.
Prevenção
Porque a placa começa a se acumular 4four até 12 horas após a escovação , realizando higiene dental regular por escovar e usar fio dental duas vezes por dia é um fator chave no controle de doenças da gengiva .
Comer uma dieta equilibrada de frutas frescas, legumes, é recomendado o leite e peixe , assim como visitas ao dentista semestrais . Alterando sua escova de dentes a cada três meses e usando - controle de tártaro creme dental também pode contribuir para uma boa higiene oral.