casa | | Informação em Saúde > | Saúde Bucal | gengivite
Qual é a história por trás da palavra gengivite?
A palavra "gengivite" vem da palavra grega "gingiva", que significa "gengiva", e do sufixo latino "-itis", que significa "inflamação". O termo “gengivite” foi usado pela primeira vez no século 16 pelo cirurgião francês Ambroise Paré para descrever a inflamação das gengivas.
A gengivite é uma doença gengival comum causada por bactérias que se acumulam nos dentes e nas gengivas. Essa bactéria pode fazer com que as gengivas fiquem vermelhas, inchadas e sensíveis, além de causar sangramento. A gengivite costuma ser uma condição leve que pode ser tratada com uma boa higiene bucal, como escovação e uso do fio dental regularmente. No entanto, se não for tratada, a gengivite pode causar doenças gengivais mais graves, como a periodontite.
A gengivite existe há milhares de anos e foi documentada em textos antigos da China, Índia e Egito. Na Idade Média, pensava-se que a gengivite era causada por uma série de coisas, incluindo má alimentação, stress e até bruxaria. No entanto, foi somente no século 19 que se descobriu que a verdadeira causa da gengivite eram as bactérias.
Hoje, a gengivite é um problema comum que afeta pessoas de todas as idades. No entanto, é uma doença evitável que pode ser facilmente tratada com uma boa higiene oral.