casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde Bucal | gengivite

É normal que seu filho de 2 anos tenha gengivite e as gengivas continuem sangrando?

Não é normal que uma criança de 2 anos tenha gengivite e sangramento nas gengivas. Sangramento nas gengivas em uma criança de 2 anos pode ser um sinal de um problema de saúde subjacente ou de má higiene bucal. É importante levar seu filho ao dentista ou pediatra para avaliação e tratamento. O dentista ou pediatra pode determinar a causa do sangramento nas gengivas e recomendar o tratamento adequado.
Aqui estão algumas possíveis causas de sangramento nas gengivas em uma criança de 2 anos:

Má higiene bucal:A escovação e o uso do fio dental inadequados podem levar ao acúmulo de placa bacteriana e bactérias nos dentes e gengivas, o que pode causar irritação e sangramento.

Doença gengival:A gengivite é um estágio inicial da doença gengival caracterizada por inflamação e sangramento das gengivas. A gengivite pode ser causada por má higiene oral, certas condições médicas ou medicamentos.

Trauma:Lesões nas gengivas, como queda ou mordida em um objeto duro, podem causar sangramento.

Deficiências nutricionais:A deficiência de vitamina C pode levar ao enfraquecimento das gengivas e ao aumento do risco de sangramento.

Doenças sanguíneas:Certas doenças sanguíneas, como a doença de Von Willebrand ou a hemofilia, podem causar sangramento excessivo.

Condições médicas:Algumas condições médicas, como leucemia ou diabetes, também podem causar sangramento nas gengivas.

A avaliação e o tratamento precoces do sangramento nas gengivas são importantes para evitar maiores danos às gengivas e aos dentes e para tratar quaisquer problemas de saúde subjacentes.