casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde Bucal | Geral de Saúde Dental

O que é o Código de Ética da American Dental Association?

Preâmbulo

Os dentistas se dedicam à saúde bucal ideal de seus pacientes. Reconhecem que a prática da medicina dentária é ao mesmo tempo uma arte e uma ciência que exige competência e julgamento profissional, e que o dentista tem um papel distinto na prestação de cuidados de saúde. Ao reconhecer a odontologia como profissão, os dentistas concordam em observar os seguintes princípios de ética:

1. Os dentistas devem colocar a saúde e a segurança dos pacientes acima de todas as outras considerações ao cuidar deles.
2. O médico dentista exercerá a sua profissão dentro dos limites da sua competência e recorrerá a outros profissionais qualificados quando for caso disso.
3. Os dentistas devem manter a confidencialidade do paciente e não devem revelar informações do paciente sem autorização específica do paciente ou conforme exigido por lei.
4. Os dentistas devem tratar os pacientes e colegas com respeito e dignidade e não devem discriminar pacientes ou colegas com base na raça, credo, cor, sexo, origem nacional, religião, idade, orientação sexual ou deficiência.
5. Os dentistas deverão cumprir todas as obrigações razoáveis ​​de gestão do consultório, tais como agendar consultas e fornecer aviso razoável sobre ausências antecipadas. Os dentistas também devem manter registros precisos e legíveis dos pacientes e cooperar na revisão por pares e nas atividades de garantia de qualidade.
6. Os dentistas deverão cumprir todas as leis, regulamentos e regras federais, estaduais e locais aplicáveis ​​que regem a prática da odontologia.
7. Os dentistas devem manter e melhorar continuamente as suas competências e conhecimentos clínicos, a fim de prestar cuidados aos pacientes da mais alta qualidade.
8. Os dentistas devem ser honestos e verdadeiros com os pacientes e colegas e não devem envolver-se em qualquer conduta fraudulenta, enganosa ou enganosa.
9. Os dentistas apoiarão e cumprirão os princípios estabelecidos no Código de Ética da American Dental Association e defenderão a honra e a dignidade da profissão odontológica.

Artigos

Artigo 1. Assistência ao Paciente
Os dentistas devem esforçar-se por fornecer cuidados de saúde oral da mais elevada qualidade aos seus pacientes, colocando o bem-estar e a segurança dos seus pacientes acima dos seus próprios interesses financeiros. Os dentistas deverão:
a) Praticar a medicina dentária com honestidade, integridade e compaixão;
b) Estabelecer e manter registros de pacientes que reflitam com precisão a condição do paciente e o tratamento fornecido;
c) Procurar consulta de outros profissionais qualificados quando necessário;
d) Prestar serviços de saúde bucal a pacientes, independentemente de raça, credo, cor, sexo, nacionalidade, religião, idade, orientação sexual ou deficiência; e
e) Respeitar a dignidade pessoal, a privacidade e a confidencialidade dos pacientes.

Artigo 2. Colegialidade
Os dentistas devem tratar os seus colegas com respeito, dignidade e cortesia. Os dentistas deverão:
a) Aconselhar os colegas sobre potenciais efeitos adversos do seu tratamento ou diagnóstico;
b) Evitar fazer declarações falsas ou maliciosas sobre colegas; e
c) Consultar colegas e encaminhar pacientes quando necessário.

Artigo 3. Saúde Pública
Os dentistas devem ser participantes activos na promoção da saúde oral do público e na melhoria da saúde geral das suas comunidades. Os dentistas deverão:
a) Defender políticas que promovam a saúde oral pública;
b) Participar em programas de educação pública e atividades de serviço comunitário;
c) Conhecer e cumprir as leis e regulamentos de saúde pública; e
d) Denunciar casos suspeitos de abuso de crianças ou idosos.

Artigo 4. Profissionalismo
Os dentistas devem manter um alto padrão de profissionalismo em suas vidas pessoais e profissionais. Os dentistas deverão:
a) Aderir aos princípios de honestidade e integridade;
b) Evitar qualquer deficiência ou comportamento relacionado com deficiência que afete a sua capacidade de prestar cuidados dentários seguros e adequados;
c) Abster-se de condutas impróprias e antiéticas;
d) Cumprir os requisitos de formação continuada; e
e) Cumprir todas as leis, regulamentos e regras federais, estaduais e locais aplicáveis.