flúor pode inibir diretamente certas enzimas bacterianas em algumas das bactérias em sua boca ou complexos de metais de forma que inibem a atividade da enzima . Íons de flúor , no entanto , não penetra rapidamente as membranas celulares , de modo que a extensão deste efeito é modesto.
Acidificação
íons de flúor são a base conjugada de um ácido fraco , ácido fluorídrico ou fluoreto de hidrogénio . O ambiente de um biofilme é frequentemente muito ácida , porque a placa bacteriana libertar ácidos como um subproduto do seu metabolismo . Nesses níveis baixos de pH , o equilíbrio entre os íons de flúor e fluoreto de hidrogênio em solução muda para fluoreto de hidrogênio e íons de flúor aceitará íons de hidrogênio para tornar-se fluoreto de hidrogênio , ou HF . HF é mais capaz de penetrar as membranas celulares de bactérias do que o íon flúor porque não tem carga líquida . Uma vez que ele faz isso , ele irá dissociar no citoplasma da célula para libertar os iões de hidrogénio , o que diminui o pH . Esta série de eventos ajuda a interromper a produção de ácido pelas bactérias e aumenta o estresse sobre as bactérias , diminuindo ou inibindo o crescimento de bactérias .
Penetração
O mais importante efeito do flúor é promover a remineralização dos dentes e inibe a desmineralização . Tanto a eficácia do fluoreto no fortalecimento dos dentes e suas inibir o crescimento bacteriano é limitado pela extensão limitada para que o fluoreto penetra no biofilme . De acordo com um estudo de 2005 no Journal of Dental Research , durante a curta duração de tempo que você gasta escovar os dentes , o flúor não tem a oportunidade de penetrar completamente o biofilme , por isso, enquanto camadas externas do biofilme receber mais flúor , aqueles mais próximos para receber os dentes menos . Passar mais tempo de escovação pode ajudar a aumentar a penetração de flúor.