A respiração oral pode causar maior incidência de gengivite, de acordo com um estudo de 1998 que comparou os efeitos da respiração bucal e respiração normal entre as crianças, realizada pelo Departamento de Pedodontia e Odontologia Preventiva , Public Dental Governamental College e Hospital de Amritsar , na Índia. Pesquisadores M. S Gulati , N. e A. Grewal Kaur comparado respiradores bucais e nasais respiradores em um corte transversal sócio- econômico de 240 crianças entre as idades de 10 e 14. As crianças que respiravam pela boca tinha um índice gengival maior que o outras crianças . As crianças que tiveram os lábios parcialmente abertos exibido um índice gengival ligeiramente mais elevado do que os respiradores nasais puros. Eles também demonstraram uma maior incidência de acúmulo de placa .
Deformação Facial
Com o tempo, a respiração bucal habitual também pode impactar negativamente o crescimento facial das crianças , como encontrado em o estudo do Dr. Yosh Jefferson de efeitos boca de respiração no crescimento facial , saúde, acadêmicos e comportamento, publicado no Journal of general Dentistry , em janeiro de 2010. Jefferson descobre uma ligação entre a respiração bucal não tratada e , uma forma facial estreitou alongado . O interior da boca também é afetado, com uma forma geralmente se estreitaram e um paladar altamente abobadado. Geralmente , a actividade de deglutição exerce uma ligeira pressão sobre o céu da boca , ajudando a determinar a forma apropriada . Nos respiradores orais , a boca seca provoca -los a engolir com menos frequência , e forma do palato deforma gradualmente. Estreitas e seios maxilares ' respiradores bucais podem deformar-se , assim . A respiração bucal pode até mesmo produzir um perfil facial global diferente . Em alguns casos, a respiração bucal provoca graves deformidades faciais que eventualmente necessitem de procedimentos corretivos invasivos, como chaves ou cirurgia facial.
Fadiga e ansiedade
Segundo Jefferson pesquisa, respiradores bucais regularmente têm problemas de sono , dormindo irregularmente ou experimentando complicações como apnéia do sono. Muitas vezes, respiradores bucais , que não recebem o suficiente sono repousante , display frustração, raiva e atenção reduzida abrange . Como tal, eles são frequentemente diagnosticada como sofrendo de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e hiperatividade ) . John Douillard , autor de "Corpo , Mente e Esporte ", confirma a conexão entre a respiração nasal e maior serenidade. Douillard , a medicina esportiva ayurvédica e quiropraxia praticante do Colorado Boulder , submetido um grupo de voluntários a um teste de estresse. Um grupo seguiu uma técnica de respiração profunda nasal e outro fez respiração boca; os respiradores nasais teve atividade das ondas cerebrais indicando maior relaxamento.