Harvard University , que concede a seus graus com base em seus nomes latinos , estabeleceu a sua faculdade de odontologia em meados do século 19 como a Faculdade de Odontologia de Harvard. Foi a primeira no país afiliado com a universidade e uma escola de medicina . Ele concede o grau em vez do DDS DMD , que em latim é difícil de pronunciar. Em 1940, ela foi renomeada Harvard School of Dental Medicine . Estudantes predoctoral agora estudar em Harvard Medical School também.
História eo Futuro das Escolas Dental Concessão DDS e DMD
A maioria das escolas de odontologia nos Estados Unidos conceder a grau DDS . O grau DMD foi concedido por uma minoria , que incluía escolas de prestígio como os de universidades de Harvard e Tufts . De acordo com a Universidade de Illinois em Chicago , que recentemente trocou de DDS para a concessão do grau DMD para refletir um novo " sistemas" , nas últimas décadas , tem havido uma tendência para a concessão de graus de DMD em escolas mais recentes
.
Percepção Pública da DDS contra DMD
Embora a American Dental Society observa claramente que o processo de ensino e de testes para ambos os graus permanece o mesmo , a existência de dois graus da mesma profissão continua a confundir o público . Aqueles que acreditam que o grau DMD é mais " médica " pode encontrar provas para apoiar essa conclusão , como podem aqueles que o consideram um grau mais " Ivy League" . Ainda assim, a ADA afirma que eles são equivalentes.
Mudanças na filosofia educacional
Escolas como a Universidade de Illinois, em Chicago, Universidade de Harvard e Oregon Health and Science University , que conferem o grau DMD , também observaram um foco em um modelo médico e diagnóstico de odontologia, ao invés de uma orientada para o tratamento de um. Enquanto os graus de DDS e DMD pode não fornecer uma indicação definitiva da filosofia da escola , a mudança simultânea da filosofia e do grau concedido pela Universidade de Illinois em Chicago pode ser uma indicação de tendências futuras.