Contar o número de dentes que têm cárie dentária existentes usando dados de exames odontológicos do indivíduo e radiografias dentárias. A presença de pelo menos uma cavidade em um dente significa que ele deve ser contado.
2 Radiografia mostrando que 28 dentes estão presentes
Contar o número da pessoa de dentes que estão faltando usando os dados de exames odontológicos e radiografias dentárias . A pessoa deve ter 28 dentes , não incluindo quatro dentes do siso .
3 de raios-X de três dentes com recheios
contar o número do indivíduo de dentes que tem um recheio ou recheios usando o exame odontológico dados e radiografias dentárias. Recheios incluem dente-colorido recheios , ( amálgama ) recheios na cor prata , coroas e facetas . Se um dente tem pelo menos um desses recheios , em seguida, incluí-lo neste registro , a menos que também tem decadência e foi incluído na contagem de dentes cariados .
4
Adicione o número de dentes cariados, perdidos dentes e dentes restaurados . O total não deve exceder 28 porque os dentes do siso não devem ser incluídos no cálculo.
5 Usando uma calculadora pode ajudar a determinar a relação índice CPOD final.
Divida o número total de dentes cariados, perdidos e obturados você contados por 28 para encontrar relação índice CPOD da pessoa. Multiplique a proporção resultante por 100 para determinar a percentagem de dentes cariados, perdidos e obturados . Se número total de um indivíduo de dentes cariados, perdidos e obturados é de sete , por exemplo, em seguida, dividir por sete 28. CPOD A relação resultante é 0,25. Para converter relação CPOD do indivíduo em uma porcentagem, multiplicar 0,25 por 100, gerando um CPOD de 25 por cento.