Os EUA Food and Drug Administration classifica creme dental com produtos como cosméticos que devem seguir boas práticas de fabricação atuais. Isto significa que a FDA espera que os fabricantes para testar e confirmar os produtos são seguros e incluir os ingredientes anunciados . O FDA exige que os fabricantes a incluir uma data de expiração . Para pastas de dentes , a FDA conclui que deve ser testado para o flúor , se forem anunciados como tal . Publicações da FDA indicam uma preocupação com a eficácia do produto , em vez de qualquer perigo para a saúde .
ADA
dentífricos que recebem o selo American Dental Association de aceitação deve exibir uma expiração data por razões semelhantes. Para receber o selo , além de uma data de expiração , produtos odontológicos deve listar a data de fabricação e qualquer informação sobre a temperatura e umidade e possíveis efeitos sobre o produto.
Perigo
Usar creme dental após a data de vencimento não representa qualquer perigo. Em vez disso, a questão envolve a eficácia dos ingredientes , especialmente flúor , além dessa data. O fluoreto na pasta de dentes mais velhos podem não se ligar ao esmalte dos dentes , tornando-se inútil para a prevenção de cáries. Mesmo assim , existe o potencial de perda de flúor , não uma garantia , de acordo com Dr. Joel H. Berg , da Universidade de Seattle do presidente Washington de odontopediatria e representante da Academia Americana de Odontologia Pediátrica .
Sinais
a maioria dos cremes dentais têm uma vida útil de dois anos após o fabrico, embora alguns possam ser mais longo. A data, podem ser impressos na extremidade de um tubo de cravamento ou na embalagem . Mudanças na textura também indicam que uma pasta de fluoreto pode ter perdido sua eficácia. Se o produto tiver separado , tornar-se difícil sair do tubo ou perdeu seu foaminess original, ele pode ser hora de lançá-lo .