casa | | Informação em Saúde > | Saúde Bucal | Facetas dentárias
Uma coisa parecida com uma espinha na parte interna dos seus lábios e não tenho certeza do que é, mas você estava curioso para saber se poderia haver espinhas lá embaixo?
De fato, as espinhas podem aparecer na parte interna dos lábios. Aqui estão algumas causas possíveis:
-
Pontos Fordyce: São pequenas protuberâncias brancas ou amareladas que são comuns na superfície interna dos lábios e ao longo das bochechas. As manchas de Fordyce não são acne, mas sim glândulas produtoras de óleo que se tornam visíveis. Geralmente são inofensivos e não requerem tratamento.
-
Aftas: As aftas são úlceras pequenas e dolorosas que podem se desenvolver na parte interna dos lábios, bochechas ou gengivas. Eles são tipicamente vermelhos ou brancos e podem dificultar a alimentação e a bebida. As aftas geralmente desaparecem sozinhas dentro de algumas semanas.
-
Herpes simples: Herpes simplex é uma infecção viral que pode causar bolhas nos lábios e na boca. Os surtos de herpes simplex são frequentemente desencadeados por estresse, doença ou exposição ao sol. As bolhas geralmente formam crostas e cicatrizam em poucas semanas.
-
Sialadenite: A sialadenite é uma infecção das glândulas salivares, localizadas nas laterais do rosto e sob o queixo. A sialadenite pode causar dor, inchaço e febre. Em alguns casos, também pode levar à formação de espinhas na parte interna dos lábios.
-
Trauma: Se você mordeu ou machucou a parte interna dos lábios, isso pode causar a formação de uma protuberância semelhante a uma espinha. Esses inchaços geralmente são inofensivos e desaparecem por conta própria.
Se você está preocupado com uma espinha na parte interna dos lábios, é sempre uma boa ideia consultar um médico ou dentista para diagnóstico e tratamento adequado.