casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde Bucal | Facetas dentárias

O que é revestimento de cimento-amianto?

Revestimento de cimento-amianto é um material de construção feito de uma mistura de fibras de amianto, cimento e água. Foi comumente utilizado na construção de edifícios no século XX, principalmente no Reino Unido, devido à sua durabilidade, resistência ao fogo e baixos requisitos de manutenção. No entanto, devido aos riscos para a saúde associados ao amianto, a sua utilização foi desde então proibida em muitos países.

Revestimento de cimento-amianto normalmente contém entre 5% e 15% de fibras de amianto, que são unidas pelo cimento. As fibras geralmente são crisotila (amianto branco), que é o tipo mais comum de amianto. Quando perturbadas, essas fibras podem ser liberadas no ar e inaladas, causando sérios problemas de saúde, como asbestose, câncer de pulmão e mesotelioma.

O uso de revestimento de cimento-amianto diminuiu significativamente desde a década de 1980, à medida que aumentava a consciência dos riscos para a saúde associados ao amianto. No Reino Unido, por exemplo, a venda e utilização de revestimentos de cimento-amianto foram proibidas em 1999. No entanto, muitos edifícios ainda contêm revestimentos de cimento-amianto, o que representa um risco potencial para a saúde dos ocupantes e dos trabalhadores da construção.

Se você suspeitar que um edifício pode conter revestimento de cimento-amianto, é importante que ele seja inspecionado por um inspetor de amianto qualificado. Se houver presença de amianto, ele deverá ser removido ou encapsulado para evitar a liberação de fibras no ar.