Os principais tipos de lasers odontológicos incluem diodo e Nd: YAG que visam tecido doente; lasers de dióxido de carbono que funcionam bem em tecidos moles; e lasers de érbio que funcionam bem em tecido macio e duro.
Applications
lasers de dióxido de carbono , são usados em cirurgia oral, incluindo a remoção de tecido doente e osso. Estes lasers podem também ser usados para remover os tumores a partir da boca . Diodo e Nd: YAG pode remover gengivite (tecido inflamado gengiva) e outros elementos causadores de doenças ( patógenos ) . Nd : YAG , também pode ser utilizado numa técnica chamada LANAP , o que ajuda a revitalizar o tecido da gengiva . Porque eles funcionam bem com tecidos duros , os lasers de érbio são muitas vezes utilizados em cirurgia estética dental , e pode ser usado para preparar os dentes para recheios.
Benefícios
cada laser emite luz ao longo de um conjunto de comprimentos de onda e níveis de energia. Escolher o comprimento de onda errado ou de energia pode danificar os dentes ou gengivas . Por isso , os dentistas procuram formação na escolha e utilização de lasers antes de usá-los na prática. Ter vários tipos diferentes para escolher permitir que os dentistas para oferecer mais opções de laser -tratamento para os seus pacientes .
Cuidados
A American Dental Association não endossa o uso do laser para todos procedimentos odontológicos . Se você for oferecido o tratamento a laser , pergunte ao seu dentista porque ele ou ela recomenda. É a terapia a laser mais eficaz do que outros tratamentos ? Não hesite em comparar o custo do procedimento com técnicas tradicionais. Quadro
tratamentos
Tempo laser para odontologia estão disponíveis desde a década de 1960 , e tornou-se comum em a década de 1990 . Nos últimos anos, a pesquisa identificou o tipo de lasers que são mais eficazes para determinados procedimentos . Além disso , a pesquisa comparou a eficácia de lasers específicos com técnicas tradicionais. Para visão geral desta pesquisa da ADA , consulte Recursos , abaixo.