casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde Bucal | Procedimentos Odontológicos

Perigos da Dental X-Rays

Muitas pessoas estão preocupadas com os perigos da exposição à radiação associados com raios-X. O governo federal estabeleceu o limite de exposição ocupacional anual de radiação em 5.000 mrem . Isso significa que todo o corpo é exposto a segurança dos limites de radiação iguais ou inferiores a 5.000 mrem por ano. Em um determinado ano, a pessoa média está exposta a cerca de 360 ​​mrem apenas da radiação de fundo . Esta radiação proveniente de uma variedade de fontes, e varia de acordo com diferentes estilos de vida . Voar em aviões , vivendo em prédios de tijolos , passar o tempo lá fora e até mesmo dormir ao lado de alguém nos expõe a mais radiação em uma base diária . No entanto, mesmo com a exposição do fundo , você teria a receber cerca de 70 séries de boca raios-X completo em um ano para chegar a 5.000 mrem . Raios-X

como ondas de luz e ondas de rádio , raios-X são uma forma de radiação eletromagnética. Ao contrário de luz ou de ondas de rádio , raios -X pode passar através do corpo . Devido a isso , os raios X podem provocar danos nas células do corpo , o que aumenta o risco de que mutações cancerosas vai resultar . Quanto maior a exposição a raios-X , maior o risco de câncer de

Tipos

Dental raios X vêm em três formas principais: . A série completa inicial boca , a série bitewing anual eo filme Panorâmica de raios-X . Uma série de boca cheia é composta por quatro filmes mordida da asa e 14 filmes periapicais . A série bitewing geralmente abrange quatro filmes mostrando os dentes de trás . O filme Panorâmica de raios-X é um raio -X grande, simples que exibe os dentes e ossos da estrutura facial.

Desde raios -X dentais são destinados a apenas um ponto específico do tecido facial apertado, a quantidade de radiação que atinge outras partes do corpo é magro.
Riscos

sobreexposição à radiação de raios-X pode causar equimoses na pele semelhante a bolhas de queimadura . Radiação intensa , em uma localização ao longo de um período de anos podem provocar danos nas células e conduzem a cancro . A Academia Nacional de Ciências publicou um estudo em junho de 2005 , que mostra que a radiação , mesmo em pequenas quantidades , representa um risco para o câncer. De acordo com um estudo britânico intitulado " Risco de Câncer de Diagnositic raios-X ", pelo Dr. Amy Berrington de Gonzalez e Sarah Darby PhD, 0,6 por cento da população no Reino Unido desenvolve câncer de raios-X médicos e odontológicos . Além disso , os ovários ou testículos expostos à radiação excessiva é cumulativo e pode resultar em mutação genética e pode levar a deformidades nas próprias crianças .

Benefícios

Embora os raios X fazer representar um pequeno risco para a saúde , eles trazem um enorme valor para a comunidade médica e odontológica . Raios-X , muitas vezes fatais diagnosticar doenças que levam a uma melhor saúde e longevidade na população em geral . Mesmo em situações cotidianas raios-X são benéficas; eles revelam cáries, fraturas, ossos quebrados e órgãos doentes .

maneiras de se proteger

Pergunte ao seu dentista se uma série de filmes Panorâmica será suficiente , pois expõe a menos radiação . Verifique se o seu médico ou dentista tem máquinas mais novas , equipamentos mais antigos proporciona mais radiação do que os modelos mais recentes . Se estiver grávida ou suspeitar que pode estar grávida , informe o seu dentista ou técnico de raio -X para que eles possam proteger o feto contra os efeitos negativos da radiação.