O tipo mais comum de metal usado para instrumentos dentários é de aço inoxidável , uma liga de aço , que é altamente resistente a manchas , corrosão e ferrugem. Os instrumentos cirúrgicos são freqüentemente feitas de aço inoxidável , pois ele permanece brilhante e é fácil de esterilizar . Sondas , espelhos, picaretas e um alicate estão entre os instrumentos odontológicos geralmente feitas de aço inoxidável.
Aço Carbono
Outro tipo de liga de aço , aço carbono é mais difícil do que inoxidável aço, mas é mais suscetível à corrosão. Muitos instrumentos dentários com arestas de corte , tais como os bisturis , são feitas de aço carbono por uma liga com uma percentagem mais elevada de carbono irá fazer uma ferramenta , que é tanto mais difícil e mais capazes de manter um bordo afiado para um longo período de tempo .
tungstênio
carboneto de tungstênio é usado para fazer os bits , ou " pontas ", que se encaixam em uma broca de dentista. Inventado por Rudolph Funke em 1917 , carboneto de tungstênio foi utilizado pela primeira vez para brocas dentárias em 1948. É uma boa escolha para brocas , pois é um metal extremamente durável , e é capaz de suportar o elevado calor que é gerado pela rotação da o que fazer.
cromo e níquel
cromo e níquel são componentes comuns em ligas de aço , mas são principalmente restrita a instrumentos dentários que não são usados para o corte real de dente estruturas . Ligas de aço , com uma percentagem mais elevada de cromo são mais resistentes a arranhões, enquanto ligas com uma percentagem mais elevada de níquel têm uma aparência mais suave, mais polido.
Historial
Descobrimentos sugeriram que as pessoas na Idade da Pedra usado brocas odontológicas bruto feitos de pedra para curar dor de dente quase 9.000 anos atrás. Metal foi usado no séculos 18 e 19 por ferreiros , que formados fórceps dentais de ferro. Escolhas e raspadores deste período foram feitos de metais como prata e placa de ouro , embora muitas vezes eles foram também feitos de madeira entalhada , marfim ou pedra.