legislação de segurança de radiação existe em nível estadual e federal para proteger as pessoas contra os perigos da radiação, de acordo com a radiografia odontológica Princípios e Técnicas . Os principais efeitos da exposição à radiação incluem câncer ou até mesmo catarata . O Controle de Radiação para a Saúde e Segurança Act foi oficializada em 1968 para padronizar o desempenho do equipamento de raios- X . O Health and Safety Act Radiação Consumer- paciente em 1981 começou a cobrir a educação e certificação de profissionais que utilizam equipamento de radiografia dental.
Em alguns estados, radiologistas odontológicos hoje deve passar por um exame de segurança de radiação antes de expor raio- X odontológico filmes.
Regulamentos Prática /Equipamentos
radiografias dentárias devem ser executadas apenas por sugestão de um dentista e apenas por um profissional de saúde profissional legalmente habilitado , de acordo com Universidade de Tufts . A American Dental Association , em conjunto com os EUA Food and Drug Administration , adoptou orientações para a prescrição o número , o tipo ea frequência de radiografias tiradas dos pacientes. A ADA também desencoraja o uso de curto , fechado, apontou cones de raios- X --- ou dispositivos de indicação de posição --- porque estes dispositivos podem resultar em valores mais elevados de radiação de dispersão perigosa
colimadores retangulares . - ou placas de chumbo, com um furo no meio que se encaixam ao longo de raios - X aberturas máquina --- realmente reduzir a área do corpo de um paciente que está exposto à radiação . Os regulamentos federais exigem que os raios- X ser colimada num diâmetro de não mais de 2,75 centímetros quando um radiologista odontológico está usando colimadores circulares menos preferidas.
Proteção exposição
Um operador odontológico unidade de raios X deve estar a um ângulo de 90 a 135 ° para o feixe principal de um raio- X ou de trás de uma barreira de protecção com uma janela que permite que o operador ainda visualizar o doente . Estes operadores essencialmente deve ficar seis pés do tubehead de uma máquina de raio -X . Ninguém deveria estar na sala de exame durante a exposição radiografia dental , exceto para o paciente. Além disso, o técnico de radiologia odontológica deve colocar aventais de chumbo com colares da glândula tireóide em pacientes para reduzir sua exposição .
Radiologistas odontológicos também deve monitorar máquinas de raios- X dentais para a radiação de fuga usando um dispositivo de cinema disponíveis através de departamentos de saúde estaduais ou fabricantes de equipamentos de raios- X odontológico.
admissível Dose
o Conselho Nacional de Proteção de Radiação e Medidas define a "dose máxima admissível " como a maior quantidade de radiação uma pessoa devem receber em um determinado período , sem causar ferimentos. Radiologistas odontológicos não devem ser expostos a mais de 5,0 rem por ano , com um rem sendo uma unidade especial de medida utilizada em radiografia dental. Para os membros do público em geral que não trabalham regularmente em torno de equipamento de raios- X odontológico e as mulheres grávidas que trabalham como técnicos de radiologia odontológica , a dose máxima permitida estabelecido é de 0,5 rem por ano. Radiologistas odontológicos pode acompanhar a sua exposição usando um crachá filme, um dispositivo de monitoramento de pessoal disponível através de filmes empresas de serviços de crachá .