X- radiação foi descoberta em 1895 depois de um físico bávaro chamado Wilhelm Conrad Roentgen experiências com os raios catódicos - fluxos de elétrons - em um tubo de vácuo. Ele então colocou a mão de sua esposa em uma chapa fotográfica e exposta a raios desconhecidos por 15 minutos. Depois de desenvolver a placa , ele podia ver os contornos dos ossos de sua mão . Roentgen chamou os raios desconhecidos " raios-X ". Um engenheiro elétrico com o nome de William Coolidge em 1913 criou o primeiro tubo de raios -X . Pacotes filme ea primeira máquina de raio- X odontológico foram posteriormente desenvolvidas na década de 1920 , preparando o palco para os equipamentos utilizados em consultórios odontológicos contemporâneos.
Importância
radiografia dental e radiologia é importante porque radiografias dentais permitir dentistas para diagnosticar cáries , lesões e outros problemas que de outra forma não seria capaz de detectar durante um exame clínico regular dos dentes de um paciente e tecidos orais. Condições orais que aparecem em um raio- X pode incluir doença periodontal - a destruição da gengiva e do osso ao redor dos dentes - , bem como trauma. As radiografias dentárias mostram falta de dentes , dentes inclusos ou dentes mesmo extras também. Além disso, endodontistas - dentistas que são treinados para realizar o tratamento de canal - dependem fortemente de radiografias dentais durante esses procedimentos
equipamentos
Ao usar . equipamento de raios- X dental, técnico de radiologia odontológica deve ser capaz de localizar e manipular várias peças de máquinas como a tubehead de raios-X , a extensão do braço e do painel de controle . Eles também usam suportes de filme para estabilizar filme dental intraoral na boca dos pacientes. Radiologistas odontológicos deve saber os efeitos de vários tipos de filme dental. Por exemplo, eles devem entender que o filme bitewing ajuda a detectar cáries, enquanto filme periapical mostra um dente inteiro e seu osso de suporte . Radiologistas odontológicos também usam filme extra-oral , como o filme panorâmico, para ver grandes áreas dos maxilares ou crânio. Esses profissionais também processo de filme de raios- X usando várias soluções e montar radiografias corretamente para facilitar a visualização.
Biologia
Todos os radiações ionizantes , que incluem raios X, são prejudiciais e pode produzir danos ao tecido vivo. Indivíduos irradiados podem estar em risco de leucemia, catarata ou câncer. Lesões de radiação em células genéticas também podem afetar a saúde da prole de uma pessoa. Por esta razão, radiologistas odontológicos deve praticar a segurança quando se toma raios-X. Isto inclui a colocação de um avental de chumbo sobre um paciente de raio- X odontológico e usando uma barreira protetora entre si e um feixe de raios -X para reduzir sua própria exposição à radiação.
Educação /Certificação
dentistas licenciados e higienistas dentais geralmente não são necessários para obter a certificação adicional para expor radiografias dentais legalmente. No entanto , os dentistas devem completar pelo menos oito anos de escolaridade além do ensino médio , e higienistas dentais de dois anos associado tipicamente completa ou programas de graduação de quatro anos de bacharelado em higiene dental , de acordo com o Departamento do Trabalho Bureau of Labor Statistics EUA. Auxiliares de consultório dentário normalmente completar diploma de um ano ou de programas de graduação de dois anos associado na assistência odontológica, e alguns estados exigem que eles sejam especialmente certificado para tirar raios-X.