radiografia dental pode ser realizado utilizando o filme tradicional ou dispositivos digitais. Ao trabalhar com filme tradicional , as máquinas dentais intra-orais de raios- X são usados para esses filmes colocados dentro da boca, enquanto as máquinas extra-orais são usados para filmes colocados fora da boca. Radiographers dentários podem usar um suporte de filme para segurar um filme intraoral dentro da boca. Eles também podem usar um dispositivo de alinhamento do feixe para ajudar a posicionar cone da máquina de raio- X intra-oral , também chamado de dispositivo que indica a posição em relação ao dente e cinema.
Ao usar filme tradicional , raios-X interagem com uma camada sobre a película chamada emulsão de filme, que contém cristais de halogeneto de prata que absorvem a radiação . Os cristais produzem uma imagem latente de um dente e suas estruturas circundantes , que se torna uma imagem visível uma vez que o filme é processado quimicamente. Por outro lado , a radiografia digital envolve a utilização de um sensor intra-oral , em vez de um filme de modo a captar uma imagem de um dente . Uma vez que os raios X atingem o sensor , a carga electrónica produzido no sensor é convertido para a forma digital , e , em seguida, a imagem é visível em um computador . Ao realizar a radiografia digital, radiologistas odontológicos ainda pode usar uma máquina de raio- X odontológico intraoral tradicional
Filme Tipos
Três tipos de filme intraoral existe - . Periapical , mordida -wing e oclusal. O filme periapical é usado para exibir um dente inteiro - incluindo a raiz ea coroa do dente - , bem como o osso que sustenta o dente. Enquanto isso , o filme mordida de asa é utilizado para visualizar as coroas de ambos os dentes superiores e inferiores em um filme. Este tipo de película é especialmente importante para a detecção de cavidades ou outras condições entre dentes . Um filme oclusal é usado para examinar grandes áreas do maxilar superior ou inferior .
Um filme panorâmico, que é um tipo de filme extra-oral , fornece uma visão ampla das mandíbulas superior e inferior em um filme. Um filme cefalométrica , um outro tipo de filme extra-oral , é usado para examinar as ósseas e tecidos moles da face.
Técnicas
radiographers dentários podem expor filmes de raios-X , utilizando duas técnicas - a técnica do paralelismo e da técnica que atravessa . A técnica envolve a colocação em paralelo de um filme intraoral na boca paralelo ao longo do eixo do dente - a linha imaginária que divide um dente em duas metades iguais longitudinalmente . O raio central de um feixe de raios X , em seguida, é dirigida perpendicular ao filme e longo do eixo do dente .
Por outro lado , a técnica envolve a colocação de uma bissectriz do filme ao longo da superfície do lado da língua de um dente e visualizar o ângulo formado pelo plano da película e longo do eixo do dente . O técnico de radiologia odontológica , em seguida, deve visualizar a linha que divide esse ângulo ao meio. Ela, então, deve dirigir o raio central de um feixe de raios X perpendicular a esta linha para capturar com sucesso a imagem do dente.