Considerando odontologia tradicional faz uso de uma ferramenta rotativa com diferentes mecanismos para tratar os dentes e gengivas , o tratamento a laser elimina a necessidade de qualquer contato físico . Além disso , não há necessidade de água para limpar os detritos , durante um procedimento .
O aparelho laser pode ser especializado para levar a cabo uma série de funções , de branqueamento à cirurgia . Em todos os casos , o paciente usa óculos de proteção para proteger os olhos dos raios poderosos . Dependendo de qual a parte da boca ou dos dentes está a ser tratado , o laser é alterado para comprimento de onda apropriado . Desde diferentes áreas respondem a comprimentos de onda específicos , este ajuste fino permite que o dentista para atingir a área afetada sem danificar outras áreas.
Benefícios
Pessoas que tenham doença gengival pode considerar a cirurgia a laser em vez de tratamento dentário tradicional.
cirurgia a laser oferece alguns benefícios para o paciente. De acordo com o Dr. David Hornbrook , um dentista cosmético San Diego , há menos necessidade de anestesia . A Academia Americana de Periodontologia também afirma que, quando o tratamento com laser é bem sucedida , não é menos hemorragia e edema experimentado pelo paciente durante e após a cirurgia . Robert J. Schulhof dos Centros de Medicina Dentária cita uma pesquisa recente que mostra como o tratamento a laser para doenças da gengiva também pode diminuir o risco de diabetes , bem como reduzir as chances de parto prematuro em mulheres grávidas.
Riscos
de acordo com a American Academy of Periodontology , não há provas conclusivas de que a terapia com laser é superior aos métodos tradicionais de cirurgia dentária . Os riscos que vêm com o tratamento a laser goma residem principalmente nos níveis de comprimento de onda e potência do laser. Se estes são inadequadamente aplicadas , podem causar danos ao tecido gengival.
Complicações médicas
tratamento com laser não é adequado para todos os pacientes que têm a doença da gengiva. Lynn Dental Care afirma que os candidatos ideais têm bolsos goma que são maiores do que 5 mm, o que indica a doença de goma mais grave , devido a uma maior perda de suporte ósseo . Pacientes com bolsos gengiva inferior a 5 mm são classificadas como tendo Classe 1 " gengivite superficial" e não deve procurar tratamento laser.
Outras complicações
Embora o tratamento a laser goma tipicamente custa o mesmo que a cirurgia tradicional , muitos planos de seguro cobrem apenas parte dessa despesa . Dependendo da extensão do tratamento a laser necessário , os preços podem variar de R $ 500 a US $ 2.000. A paciente deve discutir as opções de pagamento com a sua companhia de seguros e consultório odontológico antes do tratamento.