Remova qualquer excesso de detritos dos instrumentos e descartá-la em um recipiente de resíduos perigosos. Mergulhe os instrumentos com água e sabão imediatamente após o uso . Porque você pode usar uma variedade de instrumentos para um tratamento, isso serve como o precursor para a desinfecção e processo de limpeza.
2
Limpe os instrumentos manualmente ou com equipamentos automatizados . Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomenda o uso de um método automatizado , como um limpador ultra-sônico , porque estes oferecem maior eficiência e segurança. Se você optar por limpar manualmente as ferramentas , use desinfetante ou um detergente enzimático . Produtos de limpeza enzimáticos são preferidos uma vez que o sangue e retirar o material viral . Use óculos de proteção e uma máscara facial em todos os momentos para proteger de respingos.
3
seco e embalar todos os instrumentos não críticos que não necessitam mais de esterilização.
4
Esterilizar os instrumentos semi- crítico e crítico restante para remover todos os germes restantes , vírus ou outros contaminantes. A American Dental Association recomenda o uso de autoclave , calor seco ou vapor de métodos químicos . Dado que cada método varia em tempos de temperatura e secagem , siga as instruções fornecidas pelo fabricante do equipamento de esterilização. Aplique uma solução anti- ferrugem antes de esterilizar os instrumentos. Isso ajuda a reduzir a corrosão que pode ocorrer durante a esterilização , estendendo a vida de seus instrumentos.
5
Inspecione os instrumentos após a limpeza , observando qualquer ferrugem , danos ou corrosão. Os instrumentos devem ser reparados ou eliminados se existem falhas, por causa do perigo para o paciente , bem como para o consultório odontológico , de acordo com o Controle de Infecção Services Ltd. .
6
loja instrumentos limpos e esterilizados em suas embalagens designadas.