casa | | Informação em Saúde > | Saúde Bucal | cavidades
Se você perder a menstruação, o que acontece?
Perda de menstruação pode ter uma variedade de causas, algumas das quais são inofensivas e outras são motivo de preocupação. Se você está preocupado com a falta de menstruação, é importante consultar um médico para avaliação.
Se você estiver grávida , sua menstruação irá parar porque o hormônio progesterona é liberado para manter a gravidez. A gravidez é o motivo mais comum de falta de menstruação em mulheres em idade reprodutiva.
Se você não estiver grávida , existem muitas outras causas possíveis para a falta de menstruação, incluindo:
*
Estresse: O estresse emocional pode afetar o hipotálamo, que é a parte do cérebro que controla a glândula pituitária. A glândula pituitária libera hormônios que desencadeiam a ovulação, de modo que o estresse pode interromper o ciclo de ovulação e causar a falta da menstruação.
*
Dieta: O ganho ou perda repentina de peso pode interromper o ciclo menstrual.
*
Exercício: O exercício excessivo pode suprimir a ovulação e causar a falta da menstruação.
*
Medicamentos: Alguns medicamentos, como pílulas anticoncepcionais, medicamentos para tireoide e esteróides, podem afetar o ciclo menstrual.
*
Condições médicas: Certas condições médicas, como doenças da tireoide, diabetes e síndrome dos ovários policísticos (SOP), podem afetar o ciclo menstrual.
*
Perimenopausa: O ciclo menstrual pode tornar-se irregular nos anos que antecedem a menopausa (perimenopausa).
Se você está preocupado com a falta de menstruação , é importante consultar um médico para avaliação. Seu médico pode realizar testes para determinar a causa da falta de menstruação e recomendar tratamento, se necessário.
Em alguns casos , uma menstruação perdida pode não ser motivo de preocupação. Por exemplo, se você começou recentemente a tomar pílulas anticoncepcionais, sua menstruação pode ser irregular nos primeiros meses de uso. Se você estiver sob muito estresse, também poderá perder a menstruação. No entanto, é importante consultar um médico se você tiver perdido duas ou mais menstruações consecutivas, especialmente se não estiver grávida.