casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde Bucal | suspensórios

As faixas do aparelho vão para cima e para baixo?

A colocação das faixas no aparelho depende do tipo de aparelho utilizado e do plano de tratamento ortodôntico do indivíduo. Geralmente, existem três tipos principais de aparelho:

1. Aparelhos metálicos tradicionais: Esses aparelhos consistem em braquetes de metal colados na parte frontal dos dentes e conectados por fios de metal. As faixas, que geralmente são feitas de metal, são normalmente colocadas ao redor dos molares ou dentes posteriores para fornecer suporte e ancoragem adicionais para os aparelhos ortodônticos. Nos aparelhos metálicos tradicionais, as faixas circundam todo o dente, tanto na parte superior quanto na inferior.

2. Aparelho Cerâmico: Semelhante aos aparelhos metálicos tradicionais, os aparelhos cerâmicos usam braquetes colados na parte frontal dos dentes. Porém, os braquetes cerâmicos são feitos de um material da cor do dente, o que os torna menos visíveis. As bandas usadas com aparelhos cerâmicos também são normalmente feitas de um material da cor do dente para combinar com os aparelhos e manter a estética. Nos aparelhos cerâmicos, as faixas circundam todo o dente, tanto na parte superior quanto na inferior.

3. Aparelho Lingual: Ao contrário dos aparelhos tradicionais e de cerâmica, os aparelhos linguais são colocados na parte interna (superfície lingual) dos dentes, tornando-os completamente ocultos. Como os aparelhos linguais são colocados na parte interna dos dentes, normalmente não são usadas faixas com esse tipo de aparelho.

É importante ressaltar que a colocação e o tipo de bandas utilizadas no tratamento ortodôntico podem variar de acordo com as necessidades específicas de cada indivíduo e as recomendações do ortodontista. Durante a consulta e planejamento do tratamento, seu ortodontista avaliará seu caso individual e determinará o posicionamento e o tipo de faixa mais adequado para seu aparelho, para alcançar os resultados desejados.