Segundo o site Seguro Odontologia , a maioria dos pacientes ortodônticos que praticam uma boa higiene oral não terá quaisquer problemas significativos com a infecção. No entanto, existem fatores de risco que tornam a infecção mais provável para alguns pacientes , incluindo a supressão do sistema imunológico (como com o HIV, câncer ou quimioterapia) , má alimentação e falta de higiene oral. Técnicas
Segurança
Muitos ortodontistas , como ortodontista do Alasca Michael Koropp , utilizar as tecnologias mais recentes para procedimentos menos invasivos que causam apenas sangramento mínimo . Koropp usa também os metais e plásticos menos abrasivas no mercado para evitar danos a longo prazo . Como muitos ortodontistas hoje , sua prática também emprega elevados padrões de segurança , incluindo : . Esterilizar todos os instrumentos; desinfecção das mãos; vestindo batas, máscaras e óculos , e dar vacinas para hepatite B para todos os membros da equipe
limpeza dos dentes com cintas
limpeza adequada do aparelho é a técnica mais eficaz em casa para evitar a infecção. De acordo com Seguro Odontologia , é importante limpar aparelho após cada refeição. As partículas de comida presos entre os dentes promover o crescimento de bactérias que , além de levar à infecção , pode resultar em cáries e doenças gengivais . Ortodontistas recomenda o uso de picaretas de água e fio ortodôntico especial com extremidades duras que podem ser empurradas em fios.
Chaves e Gravidez
Segundo a Associação Americana de Ortodontia , a gravidez faz com que as mulheres mais suscetíveis à infecção . Os tecidos moles , tais como gengivas são particularmente afectadas por esta mudança. Devido a isso acrescentou o risco de infecção, ficando chaves durante a gravidez não é recomendado.
Aviso
Em 1989, o governo finlandês patrocinou um estudo das correlações entre doença bucal e doença do coração . Eles descobriram que as pessoas que tiveram a doença periodontal ( uma condição que muitas vezes começa com infecção oral crônica ) tiveram uma maior incidência de derrame, doenças cardíacas e morte prematura. Esta é mais uma evidência de que a higiene bucal adequada é um elemento fundamental para a saúde do corpo inteiro .