casa | | Informação em Saúde > | Saúde Bucal | Os bebês Dentição
O que aconteceria se você fizesse um raio-X no dentista no início da gravidez, antes de saber?
Os efeitos dos raios X durante a gravidez As mulheres grávidas geralmente devem evitar fazer raios X, pois a radiação pode ser prejudicial ao feto em desenvolvimento. No entanto, em alguns casos, os raios X podem ser necessários para fins de diagnóstico ou tratamento.
Os riscos potenciais dos raios X durante a gravidez dependem de vários fatores, incluindo:
* O estágio da gravidez
* A quantidade de exposição à radiação
* A localização do raio-X
Estágio da gravidez O período mais crítico de desenvolvimento do feto ocorre durante o primeiro trimestre, quando os órgãos estão se formando. Este também é o momento em que o feto fica mais vulnerável aos efeitos da radiação. A exposição aos raios X durante o primeiro trimestre pode aumentar o risco de defeitos congênitos, como:
* Microcefalia (uma condição em que a cabeça é anormalmente pequena)
* Retardo mental
* Fissura labiopalatina
* Defeitos cardíacos
* Câncer
O risco de defeitos congênitos diminui após o primeiro trimestre, mas continua sendo uma preocupação durante toda a gravidez.
Quantidade de exposição à radiação A quantidade de exposição à radiação de um raio X varia dependendo do tipo de raio X e da máquina usada. As radiografias dentárias normalmente usam uma dose muito baixa de radiação, o que provavelmente não causará qualquer dano ao feto. No entanto, doses mais elevadas de radiação, como as utilizadas em tomografias computadorizadas ou fluoroscopia, podem ser mais perigosas.
Localização do raio X A localização do raio-X também é importante. As radiografias tiradas do abdômen ou da pelve têm maior probabilidade de expor o feto à radiação do que as radiografias tiradas de outras partes do corpo.
Se você estiver grávida Se você está grávida ou pensa que pode estar grávida, é importante informar o seu médico antes de fazer um raio-X. O seu médico avaliará os riscos e benefícios do raio X e ajudará você a tomar a melhor decisão para sua saúde e a saúde do seu bebê.