casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde Bucal | Os bebês Dentição

Que problemas ocorrem com um feto que engole líquido amniótico?

A deglutição e posterior inspiração e aspiração de líquido amniótico é um processo normal que ocorre durante toda a vida fetal. Na verdade, o volume de líquido amniótico e a deglutição aumentam acentuadamente durante as últimas semanas de gravidez, indicando a importância deste processo para o desenvolvimento pulmonar fetal.

Em contraste, uma capacidade prejudicada do feto de engolir e coordenar adequadamente esse processo com a respiração causa uma condição rara, mas grave, conhecida como polidrâmnio, na qual se acumula líquido amniótico excessivo. A polidrâmnio pode causar complicações maternas e aumento do risco de malformação fetal, hipoplasia pulmonar (subdesenvolvimento dos pulmões), hidropisia (acumulação excessiva de líquidos nos tecidos fetais e cavidades corporais) e morte fetal.

Além disso, o polidrâmnio resultante da deglutição fetal prejudicada, como pode ser o caso nas doenças neuromusculares, faz com que o oligoidrâmnio (baixo volume de líquido amniótico) ocorra no período pós-natal devido à capacidade prejudicada de engolir e produzir saliva.