casa |  | Informação em Saúde >  | Saúde Bucal | Os bebês Dentição

As crianças precisam arrancar os dentes de leite?

Sim, há casos em que pode ser necessário extrair os dentes de leite de uma criança. Algumas razões para isso incluem:

1. Prevenção de apinhamento dentário: Nos casos em que a boca da criança é muito pequena para acomodar todos os dentes permanentes, pode ser necessário extrair os dentes de leite para criar espaço para os dentes permanentes em erupção.

2. Deterioração grave: Se os dentes de leite apresentarem cáries extensas ou cáries que não podem ser tratadas com obturações simples, pode ser necessário extraí-los para evitar a propagação da cárie.

3. Problemas de reabsorção: Em alguns casos, os dentes de leite podem não se soltar ou “derramar” naturalmente para dar lugar aos dentes permanentes. Nesses casos, a extração pode ser necessária para ajudar os dentes permanentes a nascerem corretamente.

4. Infecção: Se um dente de leite infeccionar ou desenvolver um abscesso, pode ser necessária a extração para evitar a propagação da infecção e complicações potenciais.

5. Dentes retidos demais: Às vezes, um dente de leite pode permanecer firmemente enraizado muito depois de o dente permanente ter começado a surgir, impedindo que o dente permanente erupcione normalmente. Nessas situações, a extração dentária pode ser recomendada.

6. Lesões: Acidentes ou traumas podem causar danos aos dentes de leite que não podem ser reparados, necessitando de extração.

7. Anormalidades dentárias: Certas condições raras, como certos tipos de dentes impactados ou malformados, também podem justificar a extração dos dentes de leite.

É fundamental observar que a decisão de extrair dentes de leite não deve ser tomada de ânimo leve. Dentistas e odontopediatras avaliam cuidadosamente cada caso e só recomendam a extração quando necessária. Os pais e responsáveis ​​devem ter uma discussão aprofundada com os profissionais de odontologia sobre as razões por trás da extração, o procedimento e quaisquer possíveis cuidados de acompanhamento necessários.