casa | | Informação em Saúde > | Saúde Bucal | Os bebês Dentição
Que dentes as crianças perdem e com que idade?
As crianças normalmente perdem um total de 20 dentes de leite entre as idades de 6 e 12 anos. A ordem em que os dentes de leite são perdidos segue um padrão geral, embora possa variar de criança para criança. Aqui estão os dentes que as crianças perdem e a faixa etária aproximada de cada um:
Incisivos centrais: Os primeiros dentes que geralmente saem são os incisivos centrais inferiores (dentes anteriores inferiores) entre os 6 e os 7 anos de idade. Os incisivos centrais superiores (dentes frontais superiores) normalmente surgem aos 7-8 anos de idade.
Incisivos laterais: A seguir, os incisivos laterais (dentes ao lado dos incisivos centrais) começarão a cair. Os incisivos laterais inferiores geralmente são perdidos aos 7-8 anos de idade, enquanto os incisivos laterais superiores caem aos 8-9 anos de idade.
Caninos (cúspides): Os dentes caninos (dentes dos olhos) são os próximos na fila a sair. Os caninos inferiores geralmente saem aos 10-12 anos de idade, seguidos pelos caninos superiores aos 11-12 anos.
Primeiros molares: Os primeiros molares (dentes posteriores) normalmente começam a se soltar por volta dos 9-11 anos de idade. Muitas vezes são chamados de “molares de 6 anos” porque algumas crianças também podem ter os primeiros molares nessa idade.
Segundos molares: Por último, os segundos molares (segundos dentes posteriores) são geralmente os últimos dentes de leite a cair, normalmente entre as idades de 10 e 12 anos.
É importante observar que o momento da perda dentária pode variar de criança para criança, e algumas podem perder os dentes de leite mais cedo ou mais tarde do que essas faixas etárias médias. No entanto, se você tiver alguma dúvida sobre a perda dentária ou o desenvolvimento dentário do seu filho, é uma boa ideia consultar um odontopediatra. Eles podem avaliar a saúde bucal do seu filho e garantir que tudo está progredindo normalmente.