casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Feridas Lesões

Quais são alguns exemplos de lesões de laboratório?

Lesões de laboratório podem variar de pequenos cortes e hematomas a queimaduras químicas mais graves, lesões oculares e até morte. Alguns exemplos de lesões comuns em laboratório incluem:

1. Queimaduras químicas: Isso pode ocorrer quando produtos químicos entram em contato com a pele ou os olhos. Ácidos e bases são particularmente corrosivos e podem causar queimaduras graves.

2. Lesões oculares: Produtos químicos, vidros e outros objetos pontiagudos podem causar lesões oculares. Mesmo pequenas partículas de poeira ou detritos podem irritar os olhos e causar infecções.

3. Cortes e lacerações: Isso pode ocorrer ao trabalhar com objetos pontiagudos, como bisturis, facas e vidros quebrados.

4. Punções: Agulhas, seringas e outros objetos pontiagudos podem causar perfurações, que podem ser dolorosas e causar infecções.

5. Entorses e distensões: Isso pode ocorrer ao levantar objetos pesados ​​ou ao se mover de maneira desajeitada.

6. Quedas: Escorregões e quedas são comuns em laboratórios, especialmente quando se trabalha com superfícies molhadas ou pisos desordenados.

7. Lesões elétricas: Isso pode ocorrer ao trabalhar com equipamentos elétricos, como ferramentas elétricas, centrífugas e microscópios.

8. Inalação de vapores perigosos: Muitos produtos químicos de laboratório produzem vapores perigosos que podem ser prejudiciais se inalados.

9. Ingestão de substâncias perigosas: Isto pode ocorrer acidentalmente ao trabalhar com produtos químicos ou se alimentos ou bebidas estiverem contaminados.

10. Morte: Em casos raros, acidentes de laboratório podem resultar em morte. É mais provável que isso ocorra se uma pessoa for exposta a uma grande quantidade de um produto químico tóxico ou se sofrer um ferimento grave, como um ferimento na cabeça ou uma queda de altura.