casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Feridas Lesões
Quais podem ser as causas de uma ferida que não cicatriza?
Causas para feridas que não cicatrizam: -
Infecção: Infecções bacterianas ou fúngicas podem retardar o processo de cicatrização ou até mesmo impedir a cicatrização de uma ferida. Os sinais de infecção incluem aumento da vermelhidão, inchaço, calor, drenagem e descoloração amarela, verde ou marrom e pus.
-
Diabetes: Os diabéticos são propensos a feridas que não cicatrizam porque os altos níveis de açúcar na corrente sanguínea danificam os pequenos vasos sanguíneos, especialmente os dos membros e pés, o que pode causar circulação deficiente ou reduzida.
-
Má circulação: O sangue fornece o oxigênio e os nutrientes necessários para curar feridas. Se você tiver alguma condição médica que prejudique o fluxo sanguíneo, como doença arterial, a cicatrização de uma ferida pode ser mais lenta do que o esperado.
-
Deficiência nutricional: A nutrição adequada é essencial para a cura, pois certas vitaminas e nutrientes, como vitamina A, vitamina C e zinco, são necessários para o crescimento e reparação saudável dos tecidos. A deficiência dessas vitaminas e nutrientes cruciais pode retardar o processo de cicatrização.
-
Doença subjacente: A cura às vezes é atrasada por uma condição médica subjacente. Os exemplos incluem doença renal, doença hepática, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e uma doença autoimune.
-
Efeitos colaterais de medicamentos: Certos medicamentos, incluindo esteróides e quimioterápicos, suprimem o sistema imunológico. Um sistema imunológico suprimido pode prejudicar a cicatrização de feridas.
-
Fumar: Dificulta o fluxo sanguíneo em pequenos vasos e diminui a disponibilidade de oxigênio para ajudar a curar a ferida.
-
Obesidade: O excesso de peso corporal causa inflamação crônica, dificultando processos celulares como a cicatrização de feridas.
-
Idade avançada: À medida que as pessoas envelhecem, o processo de cura fica mais lento.