casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Feridas Lesões
Qual é a fratura do boxeador?
A fratura de Boxer, também conhecida como fratura metacarpofalângica, é uma fratura de um ou mais ossos na base dos dedos, perto dos nós dos dedos. Na maioria das vezes é o quinto metacarpo, que fica do lado externo (mindinho) da mão. Este é o osso da mão mais comumente fraturado.
Essa fratura geralmente ocorre quando você dá um soco ou golpe em uma superfície com a mão fechada. Esse tipo de lesão é tão comum que recebeu o nome de “fratura do boxeador”, embora os boxeadores não tenham o monopólio dessa lesão.
As fraturas do boxeador também podem ocorrer devido a quedas, acidentes de carro e lesões esportivas, como futebol ou basquete.
Na maioria dos casos, a fratura de um boxeador cicatriza sozinha dentro de 4 a 6 semanas. Fraturas mais graves podem exigir até 12 semanas para cicatrizar completamente.
O tratamento pode incluir imobilizar todo o dedo, prendê-lo com fita adesiva em um dedo adjacente ou usar uma luva especial. Em alguns casos, pode ser necessária cirurgia para inserir pinos ou parafusos para segurar os pedaços quebrados no lugar.
Os sinais e sintomas da fratura de um boxeador incluem:
- Dor no dedo ou na mão na base da(s) junta(s) do(s) dedo(s).
- Inchaço na base dos nós dos dedos.
- Hematomas no dedo ou na mão na base da articulação.
- Dificuldade em mover o dedo.
- Sensibilidade ao toque na área da fratura.