De acordo com o Centro Internacional de Nephrogenic Fibrosing Dermopatia Pesquisa ( ICNFDR ) , o gadolínio é o principal componente de quase todos contraste " corantes " usados durante os testes de ressonância magnética e MRA . Gadolínio tem sido associada ao desenvolvimento de fibrose sistémica nefrogénica ( NSF ) , uma doença grave e rara caracterizada por o endurecimento da pele e certos órgãos . NSF foi diretamente associado com injeções de gadolínio em pacientes que sofrem de problemas renais já existentes antes do teste de ressonância magnética ou MRA .
Fibrose nefrogênica sistêmica
Nephrogenic fibrose sistêmica é uma condição rara e potencialmente debilitante que inibe o movimento e pode resultar em ossos quebrados. Os sintomas da NSF incluem:
· Inchaço da pele · Aperto da pele · Irritação extrema · Fraqueza muscular · Movimento inibido · Profunda dor nos quadris e costelas · Pele pode começar a sentir " woody" na textura · Ardor, coceira e dores severas nas áreas afetadas da pele
Em casos mais graves , os pacientes podem experimentar dificuldade em andar ou estender as articulações de seus braços ou pernas.
Fatores de Risco
pacientes que estão em risco de desenvolver NSF depois de ser injetado com um agente de contraste MRI à base de gadolínio são aqueles com problemas renais , alterações de coagulação do sangue e /ou doença hepática crônica. Os pacientes que foram recentemente submetidos a cirurgia também pode estar em risco .
Agentes de contraste gadolínio Based -
baseado em gadolínio cinco De acordo com os EUA Food and Drug Administration (FDA) agentes de contraste foram aprovados em os EUA: . Magnevist ( gadopentetato dimeglumina ) , Ominiscan ( gadodiamide ) , OptiMARK ( gadoversetamide ) , MultiHance ( dimeglumina gadobenato ) e Prohance ( gadoteridol )
Aviso
Os pacientes que vão receber uma injeção de contraste para IRM devem ser rastreados para problemas renais. Instruções de dosagem adequada deve ser seguido e não deve ser excedido.