Chame um veterinário ou um reabilitador vida selvagem local. Você provavelmente não está qualificado para tratar um pássaro e , em alguns estados , é ainda ilegal. Trate o pássaro somente se você não tem escolha e é o último recurso .
2
reduzir o trauma da ave. Um pássaro ferido que cai nas mãos do homem passa por um monte de estresse . Coloque a ave em um lugar onde ele vai se sentir confortável e acolhedor. Uma almofada aquecida sobre o lado de uma gaiola ou uma lâmpada de calor vizinha pode ajudar a manter a ave confortável . Pegue o pássaro com extrema cautela. Coloque-o em um ambiente calmo, com pouca luz. A melhor escolha é uma caixa de papelão na qual você cortar buracos e forrado com um material macio . Mantenha crianças e animais domésticos longe dele .
3
Encontre a ferida e onde o sangue vem. Limpe o ferimento com água oxigenada e cotonetes ou bolas de algodão. Se o ferimento é superficial, apenas spray a ferida com o desinfetante. Não tente limpar a ferida completamente como os pássaros são criaturas muito delicadas e você não quer prejudicá-lo ainda mais.
4
Use pó adstringente sobre a ferida para parar o sangramento . Este pó pode ser encontrado em animais de lojas; ela desinfeta e contém um anestésico que alivia a dor . Se este não estiver disponível , use bicarbonato de sódio ou farinha de milho . Pressione uma compressa de gaze firmemente sobre a ferida para parar o sangramento , se nada mais está disponível. Corte a ponta fora uma meia limpa e coloque delicadamente o pássaro dentro. Desta forma , o pássaro não vai bater suas asas e ferir-se ainda mais. Certifique-se que o meia não é muito apertado para que ele não vai obstruir a respiração da ave.
5
Enrole o pássaro com uma toalha , se você precisa extrair uma pena de sangue . Estenda seu braço com cuidado. Use alicates de bico fino ou uma pinça hemostática para agarrar a haste da pena com firmeza. Agora puxe forte e rápido . Coloque o pó hemostático ou amido de milho sobre ele para parar o sangramento.