autolítico desbridamento é o processo natural e altamente seletivo pelo qual as enzimas do próprio corpo quebrar tecido necrosado e é o mais fácil e menos dolorosa. Este processo de cura natural pode produzir grandes quantidades de exsudado , que consistem em factores de crescimento, as células do sistema imunológico e tecido morto . Enquanto este método é o preferido, normalmente leva mais tempo e é ainda mais reduzida em doentes com insuficiência circulação e no paciente imunodeprimido . Curativos oclusivos contendo um hidrogel para amolecer e quebrar tecido necrosado combinado com uma cobertura para fornecer um ambiente úmido que retém este fluido a cicatrização de feridas são utilizados para apoiar o processo natural do corpo. No entanto, o desbridamento autolítico é inapropriado para as feridas que se tornaram infectados .
Enzimática Desbridamento
enzimática desbridamento é uma recriação farmacêutica do processo de desbridamento autolítico natural do corpo . Uma variedade de pomadas aplicadas topicamente têm sido desenvolvidos a partir de bactérias que ocorrem naturalmente e as enzimas proteolíticas que estão aplicadas a uma ferida para apoiar a actividade autolítica do corpo . No entanto , algumas enzimas são mais selectivos do que os outros . Desbridamento à base de colagenase é o mais seletivo , porque ele atinge o colágeno de tripla hélice exclusivamente e não irá degradar quaisquer outras proteínas.
Desbridamento cirúrgico
desbridamento cirúrgico ou aguda é a maneira mais rápida para remover o tecido morto. No entanto , é invasivo , menos selectivo e pode causar dor , exigindo assim a utilização de um anestésico . É indicado para , dano grande tecidos profundos , feridas dolorosas e situações urgentes . Danos aos tecidos viáveis e sangramento geralmente ocorre durante o procedimento que possa servir para estimular o crescimento ea cura fatores. O desbridamento cirúrgico normalmente é realizada em conjunto com outras técnicas de desbridamento .
Biológica Desbridamento
desbridamento biológico é o uso de larvas de moscas estéreis para digerir tecido necrosado . Eles debridar a ferida digerindo o tecido morto , sem danificar o tecido saudável ao mesmo tempo estimular a produção da enzima proteolítica. Este método provou ser eficaz , mas não é amplamente utilizado devido às suas barreiras psicológicas e estéticas.