casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Verrugas
Que doenças os soldados contraíram na Primeira Guerra Mundial?
A Primeira Guerra Mundial foi marcada pela guerra de trincheiras, condições de vida superlotadas e falta de higiene, o que contribuiu para a propagação de várias doenças. Algumas das doenças comuns que afetaram os soldados durante a Primeira Guerra Mundial incluem:
1.
Febre das Trincheiras :Esta doença foi causada pela bactéria *Bartonella quintana* e transmitida por piolhos. Os sintomas incluíam febre, dores de cabeça, dores musculares e fadiga.
2.
Febre Tifóide :Disseminada através de alimentos e água contaminados, a febre tifóide causava febre alta, fadiga, fraqueza, dor abdominal e diarreia.
3.
Disenteria :Infecções bacterianas dos intestinos, como shigelose e disenteria amebiana, causaram diarréia, febre e cólicas abdominais.
4.
Pneumonia :Infecções pulmonares bacterianas ou virais foram prevalentes devido à exposição ao frio e à umidade nas trincheiras.
5.
Pé de trincheira :Esta condição resultou da exposição prolongada ao frio, à umidade e às condições insalubres nas trincheiras. Os soldados sentiram fortes dores, inchaço, bolhas e danos nos tecidos dos pés.
6.
Difteria :Uma infecção bacteriana do sistema respiratório, a difteria causava febre, dor de garganta, dificuldade em respirar e uma membrana espessa na garganta.
7.
Cólera :Transmitida através de água contaminada, a cólera causava diarreia grave e desidratação, levando a desequilíbrios eletrolíticos e até à morte.
8.
Malária :Transmitida através de picadas de mosquitos, a malária era caracterizada por febre, calafrios, sudorese, anemia e fadiga.
9.
Sífilis :Uma doença sexualmente transmissível, a sífilis, se não for tratada, pode levar a complicações graves e até à morte.
10.
Gripe :A pandemia de gripe de 1918, muitas vezes referida como "Gripe Espanhola", varreu o mundo durante a guerra e teve um impacto devastador, ceifando a vida de milhões de pessoas.