casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Vírus

É possível que uma pessoa infectada não transmita o vírus do papiloma humano para uma pessoa não infectada?

É possível que uma pessoa infectada não transmita o papilomavírus humano (HPV) para uma pessoa não infectada. No entanto, é importante notar que o HPV é um vírus muito comum e estima-se que 80% das pessoas sexualmente activas contrairão o HPV em algum momento das suas vidas.

Existem várias maneiras pelas quais uma pessoa infectada pode evitar a transmissão do HPV para uma pessoa não infectada. Uma maneira é usar preservativos durante o sexo. Os preservativos podem ajudar a prevenir a propagação do HPV, bloqueando a transmissão do vírus de uma pessoa para outra. Outra forma de evitar a propagação do HPV é vacinar-se contra o vírus. A vacina contra o HPV está disponível para homens e mulheres e é recomendado que todas as pessoas entre 9 e 26 anos sejam vacinadas.

É importante notar que mesmo que uma pessoa infectada não transmita o vírus a uma pessoa não infectada, ela ainda pode desenvolver problemas de saúde como resultado da infecção. O HPV pode causar vários problemas de saúde diferentes, incluindo verrugas genitais, câncer cervical e outros tipos de câncer.

Se você estiver infectado pelo HPV, é importante conversar com seu médico sobre maneiras de evitar a propagação do vírus a outras pessoas e sobre maneiras de se proteger dos problemas de saúde que o HPV pode causar.