casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Vírus
Como aconteceu a peste bubônica?
A peste bubônica é causada pela bactéria *Yersinia pestis*. É transmitido aos humanos pela picada de uma pulga infectada. As pulgas que carregam a bactéria da peste são geralmente encontradas em roedores, como ratos. Quando um rato morre de peste, as pulgas que nele viviam procuram um novo hospedeiro para se alimentar. Se morderem um ser humano, podem transmitir a bactéria da peste a essa pessoa.
A peste bubônica é caracterizada pela formação de bubões, que são gânglios linfáticos inchados. Os bubões geralmente são encontrados nas axilas, virilha ou pescoço. Outros sintomas da peste bubônica incluem febre, calafrios e fraqueza. Se a bactéria da peste entrar na corrente sanguínea, pode causar peste septicêmica, que é uma forma muito grave da doença. A peste septicêmica pode levar à falência de órgãos e à morte.
A peste bubônica foi responsável por diversas pandemias ao longo da história. A mais famosa destas pandemias foi a Peste Negra, que matou cerca de 75 a 200 milhões de pessoas no século XIV. A peste bubônica ainda é uma ameaça hoje, mas agora é rara graças ao desenvolvimento de antibióticos.