casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Vírus
O que as pessoas achavam que causava a varíola?
Antes da descoberta dos vírus e da teoria microbiana das doenças, as pessoas tinham várias crenças e teorias sobre as causas da varíola. Aqui estão algumas crenças comuns:
1. Castigo Divino:Em muitas culturas, a varíola era vista como um castigo divino por pecados ou transgressões morais. Acreditava-se que os deuses estavam infligindo esta doença à humanidade como forma de retribuição.
2. Teoria do Miasma:Esta teoria prevaleceu na Grécia e Roma antigas e persistiu até o século XIX. De acordo com a teoria do miasma, doenças como a varíola eram causadas por odores desagradáveis ou ar ruim (miasma). As pessoas acreditavam que esses miasmas surgiam de matéria orgânica em decomposição, pântanos ou superlotação, e que a exposição a eles causava doenças.
3. Teoria do contágio:A teoria do contágio sugeria que a varíola se espalhava através do contato físico com uma pessoa infectada ou de seus fluidos corporais. No entanto, o mecanismo exato de transmissão não era bem compreendido e existiam várias formas de teoria de contágio.
4. Desequilíbrio Humoral:Nos sistemas de medicina tradicional, como a medicina Ayurvédica e Unani, acreditava-se que a varíola era causada por um desequilíbrio nos humores corporais ou doshas. De acordo com este conceito, o excesso de certos humores, como a bile negra ou o catarro, pode perturbar o equilíbrio natural do corpo e causar doenças.
5. Influências Astrológicas:Algumas culturas associavam a varíola a eventos astrológicos ou corpos celestes. Por exemplo, pensava-se que certos alinhamentos planetários ou eclipses causavam surtos de varíola.
6. Causas Naturais:Algumas pessoas consideravam a varíola uma doença que ocorre naturalmente, sem atribuí-la a forças divinas ou causas específicas. Eles acreditavam que fazia parte da ordem natural da vida e que os indivíduos poderiam sucumbir a ela devido a fatores como clima, condições climáticas ou suscetibilidade individual.
É importante notar que essas crenças e teorias foram baseadas no conhecimento e compreensão científicos limitados da época. Com os avanços na pesquisa médica, o agente causador da varíola, o vírus da varíola, foi identificado e desenvolveu-se a compreensão moderna de sua transmissão e prevenção.