casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Vírus

O que é um enterovírus?

Os enterovírus são um grande grupo de vírus que pertencem à família Picornaviridae. Os enterovírus são normalmente transmitidos pela via fecal-oral e podem causar uma variedade de infecções, incluindo resfriado comum, doenças das mãos, pés e boca e poliomielite.

Os enterovírus são vírus de RNA de fita simples com um capsídeo sem envelope. São vírus pequenos, com diâmetro de cerca de 25-30 nm. Os enterovírus são vírus relativamente estáveis ​​e podem sobreviver por longos períodos de tempo no ambiente.

Os enterovírus são classificados em quatro grupos principais:

Poliovírus - Os poliovírus causam poliomielite, uma doença paralítica que pode levar à incapacidade permanente ou à morte.
Vírus Coxsackie - Os vírus Coxsackie causam uma variedade de infecções, incluindo resfriado comum, doenças das mãos, pés e boca e miocardite (inflamação do músculo cardíaco).
Ecovírus - Os ecovírus causam uma variedade de infecções, incluindo resfriado comum, meningite asséptica (inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal) e encefalite (inflamação do cérebro).
Outros enterovírus - Este grupo inclui vários outros enterovírus que podem causar diversas infecções, incluindo resfriado comum, gastroenterite (inflamação do estômago e intestinos) e hepatite (inflamação do fígado).

Os enterovírus são transmitidos através do contato com pessoas ou animais infectados, ou através do contato com objetos ou superfícies contaminadas. Os enterovírus também podem ser transmitidos pelo ar, mas isso é menos comum.

As infecções por enterovírus podem causar vários sintomas, dependendo do tipo de vírus e do sistema imunológico da pessoa. Algumas infecções por enterovírus são leves e causam sintomas de apenas alguns dias, enquanto outras podem ser mais graves e causar complicações potencialmente fatais.

Não existe tratamento específico para infecções por enterovírus. O tratamento é de suporte e inclui repouso, líquidos e analgésicos. A maioria das pessoas se recupera de infecções por enterovírus em poucas semanas.

Existem vacinas disponíveis para prevenir algumas infecções por enterovírus, incluindo poliovírus e coxsackievírus A16. Estas vacinas são recomendadas para crianças e adultos em risco de infecção.